Quando foi criado o primeiro vaso de barro?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Os chineses faziam jarras e potes de barro desde 100 a.C. A cerâmica chinesa é feita de caulinita, feldspato e quartzo. Os vasos mais bonitos e decorados foram feitos no final de 1300, durante a Dinastia Ming.

Os historiadores afirmam que a olaria nasceu há cerca de 12.000 anos no Japão, com o desenvolvimento da cerâmica Jomon. A olaria mais antiga da América Latina da que se tenha registo é constituída pelos objectos de Kotosh-Hauyrajirca, os quais foram encontrados no Peru, e que, ao que tudo indica, datam do ano 1850 a.C.

Pesquisas apontam que a cerâmica é produzida há cerca de 10-15 mil anos. Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, o homem encontrou a necessidade de buscar abrigo, mas também notou que precisaria de vasilhas para armazenar água, alimentos colhidos e sementes para a próxima safra.

As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. Nesse estágio de evolução ficou a maioria dos índios brasileiros.

Porém, o primeiro vaso sanitário criado na história foi inventado pelo poeta inglês John Harington, em 1596. Era algo tão especial que havia apenas duas peças: uma para a rainha Elizabeth I e outra para ele mesmo. Contudo, nessa época, a invenção não ficou tão popular.

O vaso sanitário como conhecemos hoje, começou a surgir por volta do século XVI, com tronos de madeira, com um buraco e um coletor dos dejetos. A princípio a peça era exclusiva para famílias mais abastadas, mas a preocupação com o destino dos dejetos começou a ser algo geral.

A argila origina-se da desagregação de rochas feldspáticas, por ataque químico (por exemplo, pela água ou pelo ácido carbônico) ou físico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.

Na construção do vaso o primeiro processo é a escolha do barro, e essa escolha se dá quando o barro está no estado bruto, no lugar chamado barreiro, e quando o barro se encontra nesse estado, somente o oleiro conhece qual barro é apropriado para o tipo de vaso para servir o seu propósito.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Aquele que produz e/ou vende objetos de cerâmica; ceramista. 2 Indivíduo que trabalha em olaria. 3 Reg ( S. ) V joão-de-barro , acepção 2.

Existem as "ferramentos de acabamento" e as "ferramenta de torno" utilizadas para pequenos reparos ou modelagem, pois a principal "ferramenta" do oleiro são as suas próprias mãos. O "pirômetro" é um equipamento eletrônico para o controle da temperatura do forno.

Os estudiosos localizam as primeiras cerâmicas por volta de 9.000 a.C1., na região de Anatólia (Ásia Menor), que passam a integrar, a partir daí, as mais diversas culturas, distantes no tempo e no espaço.

No Brasil, a cerâmica tem seus primeiros registros na Ilha de Marajó (PA), a partir da avançada cultura indígena que floresceu no local. O material ali produzido era altamente elaborado e de uma especialização artesanal que compreendia várias técnicas: raspagem, incisão, excisão e pintura.

A ORIGEM DA CERÂMICA
A cerâmica é muito antiga, sendo que peças de argila cozida foram encontradas em diversos sítios arqueológicos. No Japão as peças de cerâmica mais antigas conhecidas por arqueólogos foram encontradas na área ocupada pela cultura Jomon, há cerca de 8.000 anos, talvez mais.

Permita-se, como barro, ainda que seco, amoldar-se nas mãos de Deus. A Bíblia diz: “Deus resiste ao soberbo, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4,6). Deus deseja imprimir a vontade, o querer e o propósito dele em você. Como barro nas mãos do oleiro, seja maleável e deixe Deus trabalhar em sua vida.

A moldagem do Barro: O oleiro o coloca sobre as rodas, vai amassando de dentro para fora num movimento circular e dando forma, em um curto espaço de tempo nas mãos do oleiro ele recebe a forma de um vaso, conforme a vontade do oleiro.

Os vasos de barro e terracota ainda são os queridinhos de quem pratica jardinagem. Além de baratos, eles são porosos e drenam melhor a água do que os de plástico, favorecendo a saúde e o desenvolvimento das plantas.

Vaso ou jarra é uma peça em forma de jarro que é utilizado para decorar salas, recepções, corredores ou ainda para decorar espaços abertos, como escadas ou jardins. Sua função é meramente ornamental, sendo utilizado para armazenar flores.