Qual a importância de um vaso de barro?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Os vasos de barro e terracota ainda são os queridinhos de quem pratica jardinagem. Além de baratos, eles são porosos e drenam melhor a água do que os de plástico, favorecendo a saúde e o desenvolvimento das plantas.

Os vasos eram usados para guardar alimentos e outros itens valiosos. Também havia um uso metafórico da palavra, conforme se vê por exemplo Paulo em 2 Coríntios 4:7 “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nó”.

A Bíblia nos compara a vasos de barro. O oleiro pega o barro e o molda a seu gosto, para formar um vaso. Se o barro ficar deformado, oleiro desfaz o vaso e começa outra vez. Da mesma forma, Deus trabalha em nossas vidas nos moldando e corrigindo.

O vaso de barro e o ouro passam pelo fogo para serem purificados, ambos em seu estado bruto, pode não ter valor algum para a maioria das pessoas. Contudo, a aparência não invalida sua essência. O especialista (oleiro e garimpeiro) reconhece e valoriza seu potencial.

O vaso não serve apenas para colocarmos rosas, tulipas ou quaisquer que sejam as flores de nossa escolha, mas ele também nos serve como um elemento decorativo muito importante. Com um vaso ou um conjunto de vasos é possível decorar a casa de forma versátil e elegante.

As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. Nesse estágio de evolução ficou a maioria dos índios brasileiros.

Vasos de Cerâmica
Os vasos de cerâmica também são conhecidos como vasos de barro.

Dito isso, para o seu mini vaso de barro opte sempre por plantas que não crescem ou que cresçam pouco, como é o caso da rosa de pedra, da bromélia, da jade, das suculentas e até mesmo do bambu da sorte.

Sobre o Congresso - Que tipo de vaso tú és? As mulheres são como vasos nas mãos do Senhor as quais Ele quer encher cada dia mais, até que o vaso venha a transbordar. O congresso de mulheres "Que tipo de vaso tú és?" tem como objetivo ser instrumento de Deus para que esses vasos sejam cheios, de uma forma sobrenatural.

– Somos vasos de barro, escolhidos, comprados, selados e preparados para toda a boa obra. Temos que honrar ao nosso Deus e nos purificar de toda malícia e obras que desagradam ao Senhor. Portanto, devemos procurar com zelo os melhores dons e ficar atentos para a necessidade da obra de Deus.

1. Toda e qualquer peça côncava que pode conter sólidos ou líquidos. 2. Peça côncava usada para cultivar plantas ou para adornar jardins, edifícios, etc.

A Simbologia de reconstrução do vaso era a misericórdia de Deus sobre Israel. Como oleiro tratava do vaso de barro quebrado e como cuidado e habilidade o refazia. O senhor o oleiro divino queria reconstruir a casa espiritual de Israel. Como obra na mão do oleiro assim Judá seria uma nova nação para servir ao Senhor.

A roda de oleiro é uma forma milenar de produzir peças, com uma roda feita a partir de madeira ou ferro. O movimento é feito pela perna que vai sendo jogada contra a roda e assim um movimento necessário para se produzir artefactos cerâmicos.

O Senhor moldou com amor a vida do profeta Jeremias, e isso nos lembra como Ele pode moldar a vida de cada um de nós. Seu nome significa “Jeová exaltará”, e embora tenha sido valente no serviço ao Senhor, o profeta Jeremias passou por muita angústia de espírito.

O primeiro vaso sanitário
A história do primeiro vaso começou em 1596, uma criação de John Harrington. O afilhado da Rainha Elizabeth I criou o item para presentear a rainha, mas que ainda era muito rudimentar e não tinha propriamente um sistema que funcionasse.

A moldagem do Barro: O oleiro o coloca sobre as rodas, vai amassando de dentro para fora num movimento circular e dando forma, em um curto espaço de tempo nas mãos do oleiro ele recebe a forma de um vaso, conforme a vontade do oleiro.

Redução do calibre de um vaso, com consequente diminuição da irrigação da região afetada.

Os vasos canopos eram utilizados para guardar as vísceras embalsamadas durante o processo de mumificação. As tampas desses exemplares representam os Quatro Filhos de Hórus. A tampa com cabeça de chacal representa o deus Duamutef, e nesse vaso era guardado o estômago.

Não deixe os vasos de barro no sol por muito tempo
Então, tenha cuidado com seu vaso caso a planta nele precise de manter a umidade por mais tempo. Esse tipo de planta, que goste mais de água, não pode ficar no sol pleno por longos períodos, pois perderá essa característica e pode secar.

Segundo os geólogos, existem cerca de 200 tipos de barros no planeta, mas apenas oito deles servem para fazer um vaso. O oleiro conhece cada barro minuciosamente.