Quando foi o ano 1 para os judeus?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

O povo judeu conta os anos a partir da data da criação do mundo, segundo um dos livros sagrados, o Gênesis, em 3761 antes da era vulgar.

Pelo calendário judaico, estamos no ano 5782. E, de acordo com ele, o ano novo é celebrado no fim de setembro, durante o chamado mês de Tishrei. Há, na verdade, quatro calendários diferentes no judaísmo, incluindo um dedicado às árvores.

O Calendário Judaico tem entre 353 e 385 dias. Como dito, a contagem do tempo é feita a partir da criação de Adão. Conforme esta tradição, os dias se iniciaram ao pôr do sol de quinta- feira. Para o cálculo do ano judaico, basta acrescentar 3760 ao ano do Calendário Cristão.

Os cristãos, contam o tempo a partir do nascimento de Cristo. O calendário cristão é o mais usado no Brasil. Contamos o tempo a partir do nascimento de Jesus Cristo. Para nós, há os fatos ocorridos antes e depois de Cristo nascer.

Tishrei

O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia.

Do pôr do sol de hoje, domingo, dia 25 de setembro, até o pôr do sol da próxima terça-feira, dia 27, judeus em todo o planeta celebram a chegada de um novo ano, o Rosh Hashaná de 5783, de acordo com o calendário judaico, que é diferente do calendário gregoriano (2022), já que conta com menos dias (seguindo o chamado ...

Significa que o mundo foi criado há 5.783 anos", explica Daniel Douek, cientista social e judeu e diretor do Instituto Brasil-Israel. A contagem dos anos no judaísmo é feita pelo calendário lunar, que tem 354 dias, diferentemente do calendário gregoriano, que tem 365, por isso as diferenças nas datas.

Gregoriano

Calendário Cristão ou Gregoriano
Foi criado em Roma no século VI por um monge chamado Dionísio.

23 de fevereiro de 1455

O trabalho da primeira Bíblia começou em 23 de fevereiro de 1455 e demorou 5 anos.

O calendário hebraico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses.

Hoje, 26/9/2020, estamos, segundo o calendário judaico, no ano de 5781 desde a criação do Homem. Ou seja, há uma diferença de 3761 anos entre os calendários.

Um judeu deve rezar três vezes ao dia: de manhã, à tarde e à noite. Pode fazê-lo sozinho ou em grupo. Sempre que o faz coletivamente aqui, na sinagoga, é obrigatório ter um Minian (contagem em hebraico), um quórum de dez ou mais homens judeus de maior idade, para ter um serviço religioso completo.

ANO NO CALENDÁRIO JUDAICO
O calendário judaico se baseia nos movimentos da Lua e do Sol, sendo portanto um calendário lunissolar. Dessa forma, os meses são contados a partir dos ciclos lunares, e os anos a partir dos ciclos solares. Portanto, os anos podem variar de 12 a 13 meses, com 29 ou 30 dias.

Só que tem uma pegadinha histórica aqui: a contagem de anos antes e depois de Cristo (a.C. e d.C) só foi inaugurada mais de 500 anos depois do que hoje chamamos de ano 1 d.C. —que, na verdade, era o ano 754 para os romanos, 3761 para os judeus e 2697 para os chineses.