Quando o líbero entra no jogo?

Perguntado por: nbelem2 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

O líbero somente pode permanecer em quadra enquanto estiver no fundo de quadra, nas posições 1, 6 e 5. Ao participar do rodízio, caso o líbero chegue à posição 4 (na entrada de rede), obrigatoriamente, ele deve ser substituído por um atacante.

O que ele não pode fazer? finalizar um ataque se a bola estiver mais alta que a rede; dar um passe para ataque de um jogador que está posicionado atrás dele; sacar; bloquear ou mesmo tentar bloquear; ser o capitão; ocupar as posições de rede.

O jogador libero, desde sua inclusão no jogo de voleibol em 1998, foi considerado um elemento de vital importância para o voleibol moderno, porque o mesmo encarrega-se de grande parte das manobras defensivas durante uma partida de voleibol.

Entre todas as posições do vôlei, o líbero é aquele que tem função exclusivamente defensiva. Não pode atacar, bloquear ou sacar. Em contrapartida, quando a bola não está em jogo, pode trocar de posição com outro jogador do time sem precisar de autorização do árbitro.

O Líbero não poderá sacar, atacar, bloquear ou tentar bloquear. Se o Líbero estiver na Zona de Ataque e realizar um levantamento com as pontas dos dedos (de Toque), seus companheiros não poderão efetuar um ataque se a bola estiver acima da borda superior da rede.

O líbero: essa posição, criada em 1998, só atua na fileira de trás, mas pode entrar sempre que necessário. O uniforme do líbero é diferente do resto do time. Esse jogador é bom no passe e no toque, além de talentoso com a bola. Ele costuma ocupar o lugar do bloqueador central quando este passa para a fileira de trás.

Faltas no vôlei
Quatro toques: quando a equipe dá mais de três toques na bola antes de enviá-la para a equipe adversária (apenas são permitidos, no máximo, três toques na bola). Toque apoiado: quando um jogador apoia-se em um colega da equipe, na rede ou nas antenas para tocar na bola.

Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção. Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.

O líbero somente pode permanecer em quadra enquanto estiver no fundo de quadra, nas posições 1, 6 e 5. Ao participar do rodízio, caso o líbero chegue à posição 4 (na entrada de rede), obrigatoriamente, ele deve ser substituído por um atacante.

Características e estilo de jogo. Serginho é amplamente considerado o melhor líbero de todos os tempos, e aquele com mais prêmios do que qualquer outro de sua posição. Conhecido por sua excelente capacidade de recepção e peixinhos, as equipes geralmente tentavam evitar Serginho ao servir.

No momento do golpe de saque ou da impulsão para o "saque viagem", o sacador não pode pisar na quadra, incluindo a linha de fundo. Após acertar a bola no ar, é permitido tanto pisar ou cair fora da zona de saque quanto dentro da quadra. Resposta: Regra que permite pés no vôlei está perto de completar 20 anos.

A posição foi criada para tornar o volei mais atrativo e dinâmico. O líbero é o atleta especialista em passe e defesa. Perceba que é um entra e sai da quadra sem fim. Em 99% dos times, o líbero substitui os meios de rede no fundo de quadra.

O saque, também chamado de serviço, é a ação que coloca a bola em jogo e marca o início de um rally. Para realizá-la, o jogador que ocupa a posição 1 deve se posicionar atrás da linha de fundo e acertar a bola com força a fim de que, passando por cima da rede e entre as antenas, alcance a quadra adversária.

O líbero costuma ser o jogador mais baixo da equipe e tem função exclusivamente defensiva, não podendo sacar, atacar ou bloquear.

pode devolver a bola de toque de primeira. vida de uns aqui tranquilamente só não pode só não é permitido pela regra do jogo do estiver na zona de ataque a bola acima do bordo superior da rede então qualquer ação que devo usar que de primeira.

você pode rebater a bola grupo e a bola com o punho fechado isso é totalmente legal isso é totalmente permitido.

A regra sobre recepção de saques é bem clara: elas só podem acontecer abaixo da altura da rede. Isso significa que bloqueios e cortadas não podem ser feitos como o primeiro toque ao receber um saque, já que essas ações são feitas acima da rede.

Portanto, em situações de rodízio, quando o líbero chegar à posição 4, que é a de entrada da rede, deve ser substituído por um jogador de ataque. Dessa forma, no momento em que for finalizada a jogada, ele pode voltar a substituir outro jogador que esteja nas posições 1, 6 e 5.

Os seis titulares do vôlei são distribuídos nas seguintes posições: levantador, líbero, ponta esquerda e ponta direita, central e oposto. O jogo inicia com cada jogador em determinada posição na quadra e ocorre uma rotação, sendo que 3 permanecem próximos da rede e os outros 3 após a linha.

O rodízio ocorre todas as vezes em que uma equipe marca um ponto após o saque da equipe adversária. Ou seja, se sua equipe marcou um ponto após o saque do adversário, sua equipe deve rodar uma posição, no sentido horário.

Alguns exemplos de falta são: Dois Toques: quando um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo. Quatro Toques: quando a equipe toca na bola quatro vezes antes de enviá-la aos adversários. Toque apoiado: quando um jogador se apoia em outro da sua equipe.