Quando surgiu a arte propositora?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Nesse ano de 1964, as propostas começariam a acontecer em um outro contexto: o Golpe de Estado suprimiria, pouco a pouco, as liberdades individuais para acirrar o processo em 1968, quando, no AI-5, a censura prévia foi instituída pelo governo militar.

Lygia Clark (1920-1988) foi uma pintora e escultora brasileira da arte geométrica. Abdicou do rótulo de artista, exigindo ser chamada de “propositora”.

Propositores são artistas que PRECISAM DO PUBLICO para terminar sua arte. E Obras Propositoras são feitas por esses mesmos artistas, são obras que tem o público como parte da obra. Pode ser considerada uma INTERVENÇÃO ARTÍSTICA, pois causa um impacto no público, faz sair da rotina.

Abstracionismo foi um estilo artístico que começou a partir das vanguardas europeias no século XX, que buscavam romper com a tradição cultural herdada do passado, monopolizada pela academia, tradicionalista e que focava o “belo” como principal característica.

O artista carioca Hélio Oiticica (1937-1980) e a artista mineira Lygia Clark (1920- 1988) foram personalidades importantes para a divulgação da ideia da arte propositiva no lugar da arte contemplativa.

Eles atraem e envolvem o público ou espectadores em suas propostas de interação da arte com a plateia e fazem essa relação de maneira extrema. Alguns exemplos de artistas propositores são: Lygia Clark, Hélio Oiticica, Giltanei Amorim e Olga Lamas.

Cada “Caminhando” é uma realidade imanente que se revela em sua totalidade durante o tempo de expressão do espectador-autor. Inicialmente, o “Caminhando” é apenas uma potencialidade. Vocês e ele formarão uma realidade única, total, existencial. Nenhuma separação entre sujeito-objeto.

Resposta. Resposta: Lygia Clark criou a obra Caminhando (1964), a partir da fita de Moebius. A fita de Moebius tem este nome em homenagem à August Ferdinando Moebius.

Eles defendiam qu o público tivesse uma atitude ativa em relação à arte , ou seja, que fizesse parte do processo de criação ou interação com a obra. Os artistas que apresentam esse tipo de proposta em suas exposições ou espetáculos são conhecidos como artistas propositores.

O Grupo dos Cinco foi o grupo de artistas que idealizou a Semana de Arte Moderna no Brasil, formado pelas pintoras Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, e pelos escritores Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade.

Propõe a desmistificação da arte e do artista e a desalienação do espectador, que finalmente compartilha a criação da obra. Na medida em que amplia as possibilidades de percepção sensorial em seus trabalhos, integra o corpo à arte, de forma individual ou coletiva. Finalmente, dedica-se à prática terapêutica.

Envolve-se com essa comunidade, e, dessa experiência, nascem os Parangolés, a obra mais conhecida de Oiticica. São tendas, estandartes, bandeiras e capas de vestir que fundem elementos como cor, dança, poesia e música e pressupõem uma manifestação cultural coletiva.

Parangolés

As obras mais conhecidas de Hélio Oiticica são os Parangolés, que começaram a ser produzidos em meados dos anos 60.

Um dos primeiros trabalhos realizados por Oiticica foi a série “Metaesquemas” (1956-58) quando elaborou mais de 400 pinturas, em pequeno formato, realizadas em guache sobre cartão, onde o artista fez experimentações com cores, formas abstratas geométricas e com o espaço.

No Brasil, a arte abstrata surgiu praticamente como um dos movimentos mais importantes do século passado: a Semana de Arte Moderna de 1922, marcando a ruptura com as formas tradicionais de fazer arte no país.

a arte rupestre
Há centenas de milhares de anos no continente Africano, os nossos ancestrais mais remotos começaram a registar nas rochas e pedras, por meio de pinturas (pictogramas) e gravuras (petróglifos), a sua história, o seu dia-a-dia, o mundo que os rodeava e a sua espiritualidade.

Quais são os Tipos da Arte Abstrata?

  • Abstracionismo Sensível ou Informal.
  • Tachismo.
  • Abstracionismo Geométrico.
  • Action Painting.
  • Arte contemporânea
  • Neoconcretismo

Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista.

Hélio Oiticica buscou a superação da noção de objeto de arte como tradicionalmente definido pelas artes plásticas até então, em diálogo com a Teoria do não-objeto de Ferreira Gullar.