Quando surgiu o Lek Trek?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 25 de abril de 2023
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1971

Criado por Francesc Petit em 1971, primeiramente, foi batizada como “Frango Veloz” e apresentada ao público em campanha publicitária e nos comerciais de televisão para o lançamento de um produto Sadia, o frango defumado.

O Lek Trek, mais conhecido como “Frango da Sadia” completa 50 anos de existência em 2021, e, para comemorar o aniversário, a marca vai realizar uma série de ações especiais nas redes sociais e televisão, além de apresentar uma exposição do mascote e ainda oferecer cupons de desconto.

Lek Trek

O famoso mascote da Sadia, o Lek Trek, faz 50 anos. E para comemorar, a BRF está lançando uma campanha especial de comunicação e uma exposição sobre a história do personagem, que acontece no Memorial Attilio Fontana, em Concórdia - SC, e contará com a presença de Lorival Luz, CEO da BRF, durante a inauguração.

Um tempo atrás, circulou a informação de que o 'frango da Sadia' era o personagem Gasparzinho fantasiado. Porém, isso não passou de uma brincadeira. Mas afinal, quem é esse mascote? Chamado de Lequetreque, ele foi criado em 1971 pelo publicitário Francesc Petit.

Chester não é uma ave como muitas pessoas pensam. O Chester é um tipo muito especial de frango.

Lequetreque

Lequetreque, o famoso mascote da Sadia, é um franguinho amistoso que foi criado em 1971 por Francesc Petit e Washington Olivetto. Irreverente, Lequetreque está sempre fazendo brincadeiras e celebrando alguma coisa.

O franguinho veloz
Foi para comunicar essa novidade que surgiu um personagem que logo se tornaria um símbolo da marca. A ideia de colocar um franguinho desajeitado de capacete para representar a rapidez no preparo do produto foi do publicitário Francesc Petit, da DPZ, em 1971.

Chester Cheetah é um personagem fictício, garoto propaganda de comerciais de TV do salgadinho Cheetos, da Frito-Lay (no Brasil, o salgadinho é comercialiazado pela empresa Elma Chips). O personagem é um cheetah (guepardo) que faz loucuras para conseguir Cheetos.

Ekaterina Bocharova

O nome Zabivaka significa “aquele que marca o gol” em russo. Zabivaka é o nome do mascote da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O mascote foi criado pela estudante de design Ekaterina Bocharova e conseguiu o título de mascote da copa de 2018 após votação popular (garantiu 53% dos votos).

Segundo a trama do longa, Gasparzinho era um jovem de 12 anos que saiu para brincar com seu trenó em uma noite muito fria e acabou pegando uma pneumonia, que infelizmente o levou a óbito. Sua escolha de se manter um fantasma no local era para estar junto de seu pai, que estava de luto por sua morte.

Fuleco (Brasil- 2014)
O popular mascote da Copa do Mundo no Brasil também foi eleito por votação popular e representava o tatu-bola, um animal típico da fauna brasileira e também ameaçado de extinção. Fuleco tinha as cores da bandeira do País e seu nome é uma junção das palavras futebol e ecologia.

Apelidado de “Canarinho Pistola”, o animal já é considerado quase um amuleto da equipe, e agora parece estar ditando o tom dos mascotes pelo país. Na manhã desta quinta-feira, o São Paulo divulgou, por meio de sua conta oficial no Twitter, uma nova versão do “Santo Paulo”, tradicional mascote da equipe.

Perdigão

A nomenclatura “Chester”, por exemplo, vem da palavra inglesa “chest”, que significa peito. Pertence à marca Perdigão, que foi a criadora da ave natalina em 1979, para competir com o peru de Natal de outras marcas.

Esse nome era porque na região havia muitas perdizes. Lá, em 1934, Saul Brandalise fundou a Perdigão, com o nome em homenagem a Perdizes. Desde então, o símbolo da empresa é um casal de perdizes, isto é, uma perdiz e um perdigão.

Atílio Fontana

Década de 1940: nascimento da Sadia
Criada por Atílio Fontana no estado de Santa Catarina, a empresa inicialmente era um pequeno frigorífico localizado na cidade de Concórdia. Fontana, que era considerado um empreendedor nato, decidiu que iria fazer a Sadia prosperar no mercado.

Na pesquisa Datafolha, a Sadia leva a melhor nas categorias presunto, frango, hambúrguer e salsicha. No caso do presunto, ganha da segunda colocada, Seara, com 66% da preferência paulistana. A principal concorrente aparece com 9%.

Sempre maior que a rival, operacionalmente eficiente e com planos de expansão executados à risca, a Sadia foi atropelada pouco depois da quebra do banco americano Lehman Brothers, em setembro. Exportadora e agressiva na área financeira, a empresa havia feito, pouco antes, operações financeiras de proteção em dólar.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) prevê que o acordo firmado com a BRF nesta quarta-feira (13), e que garantiu a aprovação da fusão entre Sadia e Perdigão, vai garantir a entrada de uma nova empresa de porte no mercado brasileiro de alimentos processados, capaz de concorrer com a própria BRF.

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