Quando tomar a segunda injeção anticoncepcional?

Perguntado por: uibrahim3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A primeira aplicação do anticoncepcional deve ser realizada no primeiro dia do ciclo menstrual (podendo acontecer no máximo até o 8º dia). A segunda aplicação deve ocorrer 30 dias depois, com tolerância de aproximadamente três dias, nos casos dos anticoncepcionais.

3. Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado. Sendo assim, qualquer relação sexual realizada sem proteção antes desse período estará sujeita à gestação.

As injeções seguintes devem ser administradas, independentemente do padrão de ciclo menstrual, em intervalos de 30 ± 3 dias, isto é, entre no mínimo 27 e no máximo 33 dias após a última aplicação.

A primeira aplicação do anticoncepcional deve ser realizada no primeiro dia do ciclo menstrual (podendo acontecer no máximo até o 8º dia). A segunda aplicação deve ocorrer 30 dias depois, com tolerância de aproximadamente três dias, nos casos dos anticoncepcionais.

Portanto, no caso do contraceptivo mensal, a resposta para quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo é de cerca de 30 dias, de forma que o esquecimento de tomar o medicamento no período indicado pode resultar em uma gestação indesejada.

Pode tomar a injeção imediatamente se tem certeza de não estar grávida. Não precisa esperar a menstruação.

Qual a probabilidade de engravidar tomando injeção? É um método contraceptivo muito eficaz. Segundo dados publicados em artigo no portal da Bayer, o percentual de falhas é de apenas 0,1% a 0,6% para a injeção mensal e de 0,3%, para a injeção trimestral, o que é equivalente à eficácia da ligadura de trompas1.

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Não recomende o uso de compressas, nem quentes nem frias. Elas podem acelerar ou retardar a absorção do medicamento aplicado.

O primeiro ciclo, tanto com a pílula oral como com injetáveis, deve ser preservado por haver ainda o risco de gravidez. À partir do segundo ciclo com uso contínuo, a mulher já estaria protegida de engravidar.

Quanto ao momento do uso da pílula, ele está correto, deve ser feito até 72h após a relação desprotegida, sendo mais eficaz nas primeiras 24h, como você fez. Ou seja, fique tranquila, dificilmente você engravidou nessa relação.

Normalmente, o dia da injeção mensal estará dentro do intervalo livre de sangramento. As injeções seguintes devem ser administradas, independentemente do padrão de ciclo menstrual, em intervalos de 30 ± 3 dias, isto é, entre no mínimo 27 e no máximo 33 dias após a última aplicação.

O injetável pode ser tomado 1 dia antes ou 1 dia depois da data prevista.

Em geral, você precisa tomar a pílula por um período ente 7 e 19 dias antes de estar realmente protegida. E isso vale para o primeiro ciclo, porque se você toma certinho, todos os dias no mesmo horário, a partir do segundo ciclo você estará protegida até durante a pausa do medicamento (se for do tipo que tem pausa).