Quando usar relacional e não relacional?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

O esquema do banco de dados relacional também é mais rígido, o que torna possível atribuir campos e também estabelecer se um determinado dado de uma coluna é nulo ou não. Por outro lado, o banco de dados não relacional não necessita da rigidez de esquemas ao armazenar os dados.

Um banco de dados relacional (RDB) é uma forma de estruturar informações em tabelas, linhas e colunas. Ao combinar tabelas, o RDB consegue estabelecer vinculações (ou relacionamentos) entre informações, o que facilita o entendimento e a geração de insights sobre a relação entre vários pontos de dados.

O banco não relacional guarda dados que não têm forte relação entre si, de maneira única, com todos os dados de uma só vez, possibilitando armazenar uma grande quantidade de informação, com maior agilidade para escrita e leitura das informações.

Desvantagens do banco de dados não relacional
Em bancos de dados não relacionais como o Mongo, não há junções como em bancos de dados relacionais. Isso significa que ser preciso executar várias consultas e unir os dados manualmente em seu código – e isso pode ficar muito feio, muito rápido.

Os bancos de dados não relacionais mais utilizados atualmente são: MongoDB, CouchDB e o Redis.

Flexibilidade: os bancos de dados NoSQL geralmente fornecem esquemas flexíveis que permitem um desenvolvimento mais rápido e iterativo. O modelo de dados flexível torna os bancos de dados NoSQL ideais para dados semiestruturados e não estruturados.

Os bancos de dados NoSQL são amplamente usados em aplicativos da web em tempo real e big data, porque suas principais vantagens são alta escalabilidade e alta disponibilidade.

De modo geral, o grande diferencial do NoSQL está na flexibilização das restrições ao formato e na consistência dos dados registrados no database, permitindo usar a mesma lógica de armazenamento, consolidação e análise sem a necessidade de alterar seus parâmetros.

Os bancos de dados relacionais são uma boa ferramenta para gerenciar uma grande quantidade de informações por causa de sua escalabilidade e flexibilidade integradas. Eles também permitem que você adicione facilmente novas categorias ao esquema, não exigem que você atualize o software e não afetarão os dados existentes.

Além disso, temos o acoplamento como um dos principais problemas do banco de dados relacional. O acoplamento mostra o quão dependente um objeto é de outro, o que pode resultar em mudanças não previstas em todas as partes que estão nessa dependência.

As principais vantagens do banco de dados relacional é que são altamente estruturados e têm suportes teóricos consolidados da computação. Os dados são facilmente armazenados e recuperados por meio de SQL. Além disso, eles podem ser restritivos ao acesso e também permitir o uso em camadas.

Quais são as diferenças? Uma das diferenças nos bancos de dados NoSQL é que toda a informação é agrupada e guardada no mesmo registro. Já no SQL você precisa ter o relacionamento entre várias tabelas para ter a informação, informação esta disposta no modelo entidade e relacionamento.

Banco de dados é um dispositivo de armazenamento para guardar diferentes tipos de dados de uma empresa em um só lugar. E SGBD é o sistema de gerenciamento de banco de dados (database em inglês), um conjunto de softwares para criar, editar, armazenar e recuperar dados em tabelas.

Um banco de dados não relacional é um banco de dados que não usa o esquema de tabela de linhas e colunas encontrado na maioria dos sistemas de banco de dados tradicionais.

Bancos de dados orientado a documentos
Popularmente conhecido por ser um dos principais da categoria de banco de dados NoSQL, tem como principal característica o fato de conter todas as informações em um único documento. Como exemplo de banco de dados orientado a documentos podemos citar o MongoDB.

O NoSQL não substitui o SQL, é apenas uma alternativa. Alguns projetos são mais adequados para usar um banco de dados SQL. Alguns são mais adequados para NoSQL. E alguns podem até usá-los de forma intercambiável.

Sua característica principal é a necessidade de estruturação de esquemas para fazer a inserção de dados. Já no banco de dados não relacional eles representam os dados em formatos de coleções documentos de JSON, com isso, não possui a necessidade de ter uma estruturação uniforme como a do banco de dados relacional.

Geralmente, entidades que decidem utilizar bancos de dados não-relacionais buscam por um alto nível de escalabilidade para trabalhar com grandes volumes de dados e alta disponibilidade afim de oferecer o menor tempo de resposta aos seus usuários.

Os bancos de dados NoSQL (ou não-relacionais) utilizam um padrão diferente de armazenamento em relação ao SQL. O grande diferencial dessa tecnologia é a capacidade de escalabilidade para as operações das empresas de uma forma mais simples e econômica do que no banco relacional.