Quando usar sans serif?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Já a tipografia Sans Serif é exatamente o oposto da tipografia Serif. Ela não tem os prolongamentos nas laterais e pode ser usada em muitos projetos que não remetem a algo mais vintage ou cult. As tipografias no estilo Script são usadas especialmente para remeter um trabalho mais manual/artesanal.

Fontes manuscritas são, na maioria das vezes, utilizadas em trabalhos gráficos como convites, pois são tradicionais. Por reproduzir a escrita humana, passam a mensagem de elegância, classe, antiguidade. Fontes English111, Vivace BT, TypoUpringht BT, Amazone BT, por exemplo.

EB Garamond

1. EB Garamond. Conhecido como o representante mais óbvio do estilo renascentista francês do século XVI e uma das principais fontes tipográficas em todo o mundo, o tipo de letra Garamond pode ser facilmente reconhecido por suas formas elegantes e excelente legibilidade.

Mas, no topo do ranking de fontes mais usadas estão “Helvetica Neue” e “Consolas”.

Fontes Serifadas (Serif): Fontes clássicas e tradicionais. Passam a sensação de formalidade, confiança, educação e experiência. Têm alta legibilidade e são amplamente utilizadas na literatura.

Marcas que usam serifas: Zara, Tiffany & Co, Abercrombie & Fitch. Psicologia das fontes serifadas: as fontes serifadas são populares entre empresas que buscam retratar uma marca elegante e sofisticada. Os logotipos com esses tipos de fontes evocam tradição, respeito e confiança.

Dessa forma, a serifa facilita a leitura, porque agrupa os caracteres e torna o texto contínuo, formando “blocos óticos”. As serifas também são usadas para aumentar a identificação das letras, utilizando do contraste e do espaçamento entre elas.

Arial

Para mim, a fonte mais fácil é a Arial, tamanho 16.

“A Roboto Serif é uma família tipográfica variável projetada para criar uma experiência de leitura confortável e sem atrito.

Antes de começar já vamos te dar uma dica muito legal, algumas das melhores fontes de letras para apresentações incluem a Lato, Roboto, Bentham, Fira Sans, Montserrat, Open Sans, Dosis, Libre-Baskerville e muito mais.

A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12 para título e subtítulos e para todo o restante do texto. As páginas do relatório devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

estilo de letra que satisfaz a norma é o estilo ISO. Podemos traçar linhas auxiliares para fazer a caligrafia técnica, após escolher uma altura padrão conforme a tabela anterior.

As fontes Times New Roman e Arial são populares, mas existem outras opções. Ao escolher uma fonte, procure uma que seja simples e fácil de ler longos trechos. Fontes mais detalhadas podem ser eficazes para cabeçalhos e títulos de capítulo, mas não são recomendadas para o corpo do texto.

FonteFontes serifadas parecem nunca sair de moda. Além de serem usadas por muito tempo para texto corrido em jornais e em títulos de moda, agora a tipografia serifada reforçará também textos de destaque para se conectar com o público.

Algumas tipografias padrão como a Arial, a Times New Roman, a Verdana e a Futura, são extremamente eficientes, em termos de leitura e compreensão, e podem ser a melhor opção para seu trabalho.

O trabalho deve ser digitado e impresso em papel formato A4. O texto deve ser digitado, no anverso das folhas, em espaço 1,5, letra do tipo Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Arial

Você deve escrever todos os textos em fonte Arial ou Times New Roman — a Calibri, padrão do Word, não é permitida. A letra deve estar em tamanho 12 e na cor preta, exceto em legendas, tabelas, citações longas ou referências, quando a regra é o tamanho 10.

Como saber se a fonte é eficiente? Você já deve ter percebido que as fontes possuem certificações diferentes, que variam conforme a sua categoria e, consequentemente, preço. O modelo "80 Plus", por exemplo, significa que a fonte consegue entregar pelo menos 80% da energia gerada, perdendo os outros 20%.

Meticulous Ariel

Meticulous Ariel é uma fonte inspirada no mundo da moda e em marcas de luxo como Louis Vuitton, Rolex, Burberry e Ralph Lauren. Ela apresenta serifas, ligaduras e numerais marcados pela sensualidade, influenciadas pela estética clássica europeia.

No resto da tipografia, a Dior segue à risca as tendências da moda: uma fonte serifada sofisticada e uma cor preta acentuada. Como as fontes formais, a cor preta é associada com sofisticação, com poder e mistério, fazendo com que ela se encaixe perfeitamente na indústria da moda.