Quando usar Trendelenburg?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

É usada para tratar embolismo aéreo venoso, melhorar a circulação da região cerebral, atingir um nível efetivo de anestesia epidural ou espinhal, prevenir bronco aspiração de vômitos e ingurgitar vasos do cérvix para colocação de cateteres venosos centrais.

Posição de Trendelenburg
Este método, é, comumente, utilizado em cirurgias estomacais e do trato intestinal. Pois, mantém as alças intestinais na cavidade abdominal superior.

Posição de Trendelenburg reversa ou proclive: nesse posicionamento o paciente é colocado na posição dor- sal de maneira que a cabeça fique em um nível mais elevado que os pés. Destacam-se como áreas potenciais de pressão: regiões occipital, escapular, sacrococcígea e dos calcâneos.

A posição de Fowler é uma posição semi-sentada (45º) usada em cirurgias plásticas, como, por exemplo, na abdominoplastia, visando relaxar a tensão nas suturas na região púbica, objetivando reduzir incidência de deiscências (abertura da incisão), alargamento, edemas ou hematomas pós-operatórios.

A Essa posição é utilizada atualmente para favorecer a ventilação, uma vez que afasta os órgãos abdominais do diafragma aliviando a pressão sobre a cavidade torácica e permitindo que os pulmões tenham a possibilidade de se encham melhor.

A Posição de Trendelenburg surgiu no final do século XIX. Descrita pelo médico Friedrich Adolf Trendelenburg e seu aluno como: POSIÇÃO SUPINA COM A CABEÇA INCLINADA PARA BAIXO EM AO MENOS 45 GRAUS. de hoje.

Sinal de Trendelenburg é a queda do membro contralateral durante a marcha, quando o paciente apoia o membro inferior a pelve cai para o lado oposto e o tronco inclina-se, excessivamente. Recebe este nome em homenagem ao cirurgião alemão Friedrich Trendelenburg.

Posição de Sims é uma variação do decúbito lateral, em que o paciente afasta um pouco as pernas, flexionando a que estiver por cima. Parece complicado, mas não é. Basta lembrar que o decúbito lateral se refere à pessoa deitada de lado, seja voltada para a direita ou esquerda.

A prática deve ser feita —preferencialmente— pelo próprio médico, nas posições deitado, sentado e em pé. Deve também ser realizado o teste da hipotensão postural, que é feito com o paciente em pé, depois de ele permanecer nessa postura pelo período de 3 minutos.

Decúbito dorsal = paciente deitado sobre o dorso. Decúbito ventral = paciente deitado sobre o abdômen. Decúbito lateral = paciente deitado do lado esquerdo ou direito.

Esta posição difere da lateral em relação à distribuição do peso do paciente, que é colocado sobre o ílio anterior, úmero e clavícula. Deve-se ter cuidado com a flexão lateral do pescoço, colocar sob a cabeça um travesseiro pequeno para servir de apoio e manter leito na posição horizontal.

Segundo a jornalista, a posição litotômica “é também conhecida como posição ginecológica ou posição do frango assado: a paciente fica em decúbito dorsal, com as pernas afastadas e erguidas em estribos, enquanto o médico examina a área, sentado em um banquinho”.

O que é a posição de Fowler? Posição de Fowler é uma manobra que coloca o paciente parcialmente sentado, por meio da elevação da cabeceira da maca a um ângulo entre 45° e 60°. Nesse posicionamento, o corpo fica alinhado à cama ou mesa cirúrgica, com os joelhos levemente elevados, mais baixos que a cabeceira.

14) Na posição de canivete ou (ou de Kraske) o paciente é colocado em decúbito ventral, com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas.

Na posição supina ou decúbito dorsal, o paciente fica deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados. É uma das posições mais assumidas pelos pacientes hospitalizados.

A posição ortostática deriva da palavra “ortostatismo”, que significa ficar em pé. Ou seja, posição ortostática significa a posição em que um indivíduo encontra-se ereto, sobre seus pés, com os braços estendidos paralelos ao corpo.