Quantas favelas têm em Belo Horizonte?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

São cerca de 120 mil domicílios nos 218 assentamentos de vilas, favelas e conjuntos irregulares (ZEIS) e 34 mil domicílios nos 118 assentamentos de interesse social. Esses assentamentos foram definidos pelo novo Plano Diretor sancionado pela Lei 11.181/2019.

Pedreira Prado Lopes

A Pedreira Prado Lopes é a favela mais antiga de Belo Horizonte, segundo dados da Prefeitura.

“O termo aglomerado surgiu em Belo Horizonte para designar uma área conurbada de favelas. Atualmente o nome é adotado muitas vezes por preconceito, para não chamar de favela.

O Aglomerado foi formado com a migração e a ocupação do espaço por pessoas vindas do interior do estado e é composta por um conjunto de seis vilas e favelas (Marçola, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, Novo São Lucas e Santana do Cafezal).

a Grotinha, o Distrito Industrial do Jatobá e o Vila Real II apresentam as menores rendas médias da cidade, com 0,3 salários mínimos cada um. Isso significa que a renda média dos moradores do Belevedere é 38,7 vezes maior que a dos habitantes dos bairros que detêm as menores rendas médias da cidade.

Belvedere é a região com o metro quadrado mais caro da cidade, e é também o bairro mais rico de BH: segundo dados do último Censo do IBGE, a renda média mensal dos moradores do bairro é de R$ 15 mil, o valor mais alto de toda a cidade.

Dados preliminares do Censo 2022 mostram que a favela do Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal, superou a Rocinha, no Rio de Janeiro e já é a maior reunião de domicílios subnormais do país.

Buritis

Buritis. O bairro Buritis BH é considerado por muitos o melhor de Belo Horizonte. Ele é praticamente uma cidade dentro de outra. Seus moradores costumam dizer que não precisam sair de lá para nada, pois já possuem tudo o que precisam ali.

Rocinha

As maiores favelas do Brasil em 2023: Rocinha perde a ponta
Dados preliminares do Censo 2022 mostram que a Rocinha, no Rio de Janeiro, deixou de ser a maior favela do Brasil. Agora, o primeiro lugar no ranking das comunidades é a Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal.

Primeiro Comando da Capital

"Quando falamos de facções, precisamos ser bem claros: é sobre o Primeiro Comando da Capital (PCC), que tem uma presença muito forte no Sul de Minas e no Triângulo, principalmente.

A história de Belo Horizonte
Foi no ano de 1901 que nasceu o nome Belo Horizonte. A alcunha surgiu em referência à vista das montanhas Alterosas, marcas registradas do que hoje e ao longo da história é considerada uma das principais cidades do país.

Vieram as primeiras escolas, o comércio se desenvolveu. No centro do arraial, os devotos ergueram a Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem. O Distrito foi criado com a denominação de Nossa Senhora da Boa Viagem do Curral del Rey, por Ordem Régia de 1750 e, em 1890, renomeado como Belo Horizonte.

Maior aglomerado de Minas Gerais sem considerar os complexos de favelas, o Jardim Terezópolis/Santo Antônio tem cerca de 23,1 mil moradores e números impressionantes. A favela conta com 11 bairros, 160 becos e 207 pequenas empresas na região industrial, segundo informações da Regional Jardim Terezópolis.

Rogério Rego

Criado no aglomerado, Rogério Rego comanda um programa na Radio Autentica Favela, é conselheiro tutelar e liderança social no Serrão. Ele conta que quando chegou ao aglomerado, há cerca de 30 anos, a Serra era bem diferente.

Minas tem quatro favelas entre as 100 maiores do país. O Jardim Terezópolis/Santo Antônio, em Betim, na Grande BH, é a primeira do estado e a 24ª brasileira, com mais de 20 mil moradores.

Contudo, a taxa de crimes por 100 mil habitantes da Centro-Sul é de 360,84, enquanto a da Pampulha registra 326,83, bem acima da terceira colocada, a Regional Noroeste, com 258,54 crimes por 100 mil habitantes. 04:00 - 14/11/2022 Região Centro-Sul de BH tem mais bairros vulneráveis ao crime.

fica no bairro Funcionários, numa região que também passou a ser genericamente chamada Savassi. O nome está ligado a uma padaria famosa, da família Savassi, que existia no local. Na década de 40, era ponto de encontro de políticos e da alta sociedade.

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

Entre os países, a proporção de residentes urbanos que vivem em áreas de favelas em 2009 era maior na República Centro-Africana (95,9%), Chade (89,3%), Níger (81,7%) e Moçambique (80,5%).

O Rio de Janeiro é a cidade com maior número de pessoas morando em favelas, com 1.393.314 habitantes (22% da população total), o que significa que a cada 100 mil cariocas, 22.160 estão em favelas.