Tem favelas na Itália?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Cinque Terre é um dos muitos lugares fascinantes da Itália! Antigamente, em muitos lugares da Itália, as casas eram costruídas como as favelas do Brasil, nos morros/rochas e aglomeradas, a diferença é que aqui construiam uma em cima da outra, como pequenos prédios.

Rocinha

Dados preliminares do Censo 2022 revelam que região do Sol Nascente tem 32.081 domicílios, enquanto, na Rocinha, há 30.955.

os países mais desenvolvidos da Europa (Países escandinavos, Alemanha, França, Suíça, Holanda, Luxemburgo, etc) não existem favelas nem gente vivendo em condiçoes sub humanas…

São os casos de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, Guararema, em São Paulo, e Seropédica, no Rio. Das regiões metropolitanas, Belo Horizonte e Curitiba são as que têm mais "ilhas" sem favelas.

Existe favela em Portugal? Sim. Existe favela em Portugal, mas não recebe essa mesma denominação. Na verdade, o equivalente às favelas no Brasil, em Portugal pode ser chamadas de bairros degradados e bairros de lata, mas, assim como no Brasil, também apresentam graves problemas sociais e de criminalidade.

[El País Brasil] A França tem mais de 500 'bidonvilles' três décadas depois de tê-las erradicado. Na superfície, a capital próspera e vibrante, a chamada cidade-luz. Embaixo, um submundo insalubre, precário e provisório.

Segundo levantamento oficial de 2018, a província de Buenos Aires tinha 1.600 das 4.228 favelas do país. Mais de um quarto delas surgiu a partir de 2010.

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

A favela Sol Nascente, de Brasília, ultrapassou a Rocinha como a favela de maior população no Brasil, segundo informações da prévia do Censo Demográfico 2022 confirmadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sul do Brasil têm 41% dos municípios com favelas.

Sol Nascente, no DF, tem a maior favela da América Latina, diz IBGE.

Morro da Providência

Nessa época, o Morro da Providência não era chamado assim. A região era conhecida como “Livramento”. Com a chegada dos ex-combatentes, recebeu a alcunha “Favela”, pois em Canudos havia um morro que tinha esse nome, devido a uma planta homônima. Com isso, o Morro da Providência foi “Morro da Favella” por um tempo.

Entretanto, existe uma favela no Japão que está mais semelhante aos moldes brasileiros. Ela está localizada em Osaka e chama-se Kamagasaki. Por lá estão muitas pessoas que não conseguem um emprego e aqueles que não possuem onde morar.

Na verdade, favela significa toda e qualquer ocupação irregular de terrenos públicos ou privados ou em áreas que não são recomendadas para a moradia (como os morros).

A população carente, que não possui condições para comprar ou alugar terrenos e casas em áreas centrais, passou a se instalar e construir as suas moradias em encostas de morros e outros terrenos de risco, muitos deles irregulares, onde a infraestrutura básica é precária ou inexistente.

Mato Grosso do Sul

O estado mais populoso do país, contudo, tem pouco mais de um milhão de casas em aglomerados subnormais. O estado com a menor proporção é o Mato Grosso do Sul (0,74%).

Favelas já ocupam mais de 496 hectares em Goiânia.

A Orangi Town é considerada a maior favela do mundo. O conglomerado de mais de 100 assentamentos informais fica próximo da cidade de Karachi, no Paquistão, e abriga uma população estimada em 2,4 milhões de pessoas.

O número resulta de um levantamento nacional conduzido em 2020 e que permitiu identificar, no total, 8.209 pessoas em situação de sem-abrigo.

O distrito do norte de Portugal onde vivem mais cidadãos brasileiros é o do Porto, com 12.994 pessoas. Neste distrito, o concelho com o maior número de brasileiros é também o do Porto: 4.481 cidadãos.

Continuar lendo Tem favelas no Japão?