Quantas favelas têm em Salvador?

Perguntado por: vnunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

A capital baiana tem quase metade das 572 favelas do estado que foram identificadas pelo IBGE e estão distribuídas entre 33 municípios. São 270 comunidades em Salvador, que é seguida em números absolutos por Feira de Santana (65) e Itabuna (40).

A região com maior número de habitantes vivendo em invasão na capital baiana é Valéria (21.264 mil), seguida de Nova Sussuarana (20.337 mil), Nova Constituinte (20.302 mil), Fazenda Grande do Retiro (20.254 mil), Bairro da Paz (20.231 mil) e Beiru/Tancredo Neves (18.874 mil).

Em Salvador, a proporção vai a 4 em cada 10 domicílios localizados em favelas (41,8% ou pouco mais de 375 mil, em números absolutos), 3ª maior entre as capitais e 10ª se forem considerados todos os municípios que têm aglomerados.

[:pb]Cassange lidera o ranking dos dez bairros com maior vulnerabilidade para Covid-19 em Salvador. Completam a lista, em ordem decrescente, os bairros São Tomé, Alto das Pombas, Nova Esperança, Pero Vaz, Calçada, Fazenda Coutos, Sete de Abril, Santo Antônio e Alto da Terezinha.

Bairros mais seguros na visão de quem mora
“Bairros com maior sensação de segurança em Salvador são de alto padrão, como Alphaville, Graça, Barra, Ondina, Jardim Apipema e Pituba. E tem bairros como a região de Brotas, Nazaré, Piatã, Itapuã e Imbuí que ficam em um nível menor.

Fazenda Coutos

Fazenda Coutos é o bairro campeão em tiroteios de Salvador.

Vitória ,Ondina, Horto Florestal, Pituba, Alphaville e Barra são alguns dos bairros mais nobres de Salvador. Por consequência, estão entre os mais visados e mais caros da capital baiana.

Paripe liderava o ranking, com 28 assassinatos. Depois vem Lobato, com 26, mesmo número de 2015, quando o bairro foi campeão. Em terceiro lugar, está São Cristóvão, com 21 casos – dois a menos que em 2015. Desde 2011, quem mais esteve à frente no ranking foi Paripe.

bairro da Barra

O bairro da Barra, em Salvador, é um dos endereços mais famosos da cidade e oferece imóveis de alto padrão.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é a cidade com maior número de pessoas morando em favelas, com 1.393.314 habitantes (22% da população total), o que significa que a cada 100 mil cariocas, 22.160 estão em favelas.

O mais populoso é Paripe (55 mil), seguido de Periperi (47 mil) e Plataforma (34 mil).

A assistente social Julianna Costa nasceu numa das maiores favelas do Brasil, a Coroadinho, que fica em São Luís do Maranhão. Ju Coroadinho, como é conhecida, tem 29 anos.

Um estudo feito em 2017 pelo Projeto Axé em parceria com a UFBA (Universidade Federal da Bahia) apontou uma população bem maior: entre 14 mil a 17 mil pessoas nas ruas da capital baiana.

Melhores bairros para morar em Salvador

  • Vitória.
  • Alphaville.
  • Rio Vermelho.
  • Itapuã
  • Ondina.
  • Caminho das Árvores.
  • Barra.

As cidades de Rodelas, Cairu e Coronel João Sá têm mais de 90% da população em situação de pobreza e extrema pobreza no Cadastro Único (CadÚnico), segundo informações da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) da Bahia.

Continuar lendo Tem favelas no Japão?