Quantas guerra civil já teve no Brasil?

Perguntado por: alima . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Você sabia que nos anos de 1936 e 1937 o Brasil esteve à beira de uma guerra civil?

Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população.

O Brasil já perdeu alguma guerra? Já. O Brasil ganhou todos os confrontos que travou, menos um, em que apanhou feio. Na Guerra da Cisplatina, de 1825 a 1828, o país foi derrotado por uma aliança de argentinos e uruguaios.

Segunda Guerra Mundial

Força Expedicionária Brasileira lutou com uma divisão de infantaria no norte da Itália, onde venceu duas batalhas. O mais correto seria dizer que o Brasil conseguiu grandes vitórias em pequenas batalhas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Nas quatro décadas após a Guerra do Paraguai, conflito de maior amplitude enfrentado pelo Brasil, a Batalha do Tuiuti se tornou a principal comemoração do exército brasileiro, principalmente por ser a mais sangrenta das batalhas travadas na América do Sul.

O conflito envolveu os Estados do Norte (União) e os Estados do Sul (Estados Confederados da América) pela emancipação dos escravos e terminou com a vitória da União.

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito armado já travado em toda a história da humanidade. Seu tempo de duração foi de seis anos, indo de setembro de 1939 a setembro de 1945.

Guerra Civil Russa (1917-1922)
Enquanto os cossacos foram assassinados ou deportados, gerando, aproximadamente, 500 mil mortos. A conta final fechou com 7 milhões a 12 milhões de pessoas mortas das piores maneiras possíveis.

Índia — Conflito com o Paquistão na Caxemira. Myanmar — Crise dos Rohingya. Iêmen — Guerra civil. Líbia — Guerra civil.

"A decretação do Estado de Guerra depende da autorização da Casa Legislativa. A partir daí existem consequências de ordem normativa e de ordem institucional. A decretação de guerra necessita de decretação de Estado de Sítio, que depende de autorização do Congresso Nacional, e criação de mecanismos de fiscalização.

Batalhas que o Brasil participou na Segunda Guerra Mundial
Lutando ao lado do exército dos EUA, os brasileiros conseguiram expulsar o Exército alemão que ainda resistia no norte da Itália.

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento da nossa história. De 1939 a 1945, milhões de pessoas perderam suas vidas no campo de batalha. A política expansionista e militarista do nazifascismo provocou um novo conflito mundial.

A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi estabelecida em abril de 1917, após os alemães terem afundado navios brasileiros. Seis meses depois, o Brasil declarava guerra ao Império Alemão e mandou enfermeiras, médicos e aviadores que fizeram missões de observação no Mar Mediterrâneo.

Os pracinhas conseguem vitórias importantes contra os alemães, tomando cidades e regiões estratégicas que estavam no poder destes, como o Monte Castelo, Turim, Montese, entre outras. Mais de 14 mil alemães se renderam aos brasileiros, que também ficaram com despojos como milhares de cavalos, carros e munição.

Há, entretanto, alguns exemplos de ações típicas que seriam adotadas pelo Brasil, em caso de guerra: restrição do pleno exercício dos direitos de assossiação, imprensa e expressão, a passagem do controle das comunicações nacionais para as Forças Armadas, a impossibilidade da recusa de convocação para a guerra, e, a ...