Quantas matérias tem no 1 ano do Novo Ensino Médio 2023?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 26 de abril de 2023
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O modelo deixa de ter 13 disciplinas obrigatórias e passa a ser composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos itinerários formativos, dentre os quais o aluno pode optar pelo que mais se encaixa em seu projeto de vida.

A nova estrutura permite que os alunos escolham itinerários formativos alinhados com seus interesses, o que resulta em um aprendizado mais individualizado e engajador. Além disso, o Novo Ensino Médio 2023 tem um forte enfoque em habilidades e competências.

São eles: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; E, no mínimo, 1.200 horas são flexíveis e ficarão reservados para a Formação Técnica e Profissional.

Escolas têm mais de 1.520 disciplinas no novo ensino médio - 17/03/2023 - Educação - Folha.

Em 2023, a implementação segue com 1º e 2º anos e os itinerários devem começar a ser implementados na maior parte das escolas. Em 2024, o ciclo termina, com os três anos do ensino médio.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo.

Esse novo modelo não exclui nenhuma matéria do ensino médio, ou seja, Educação Física continua sendo ofertada. A mudança se dá na frequência de cada uma na matriz curricular, dependendo do itinerário formativo que o estudante escolher.

Em 2023, a implementação segue, com o 1º e 2º anos e, em 2024, o ciclo de implementação termina, com os três anos do ensino médio.

A matemática continua sendo a maior dificuldade dos estudantes do ensino médio das redes pública e privada de ensino. É que os alunos acertarem apenas 27% das questões dessa disciplina em pesquisa que avalia a educação no país e que alimenta os dados do Censo Escolar.

Em relação às disciplinas que ficam e que saem, Matemática, Inglês e Português continuam sendo obrigatórias para os estudantes nos três anos do ensino médio. Os demais conteúdos compõem os itinerários, que são divididos por campos do conhecimento.

A criação do 4º ano do ensino médio também chegou a ser anunciada pelos governos do Rio Grande do Sul e do Maranhão. No RS, foi elaborado um programa de recuperação que pode ser comparado a um 4º ano, voltado para os estudantes que haviam se formado durante a pandemia (2020 e 2021).

Isso significa que as disciplinas tradicionais continuarão no currículo escolar do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

Publicado 16/04/2023 - 16h40
São Paulo – Os alunos do terceiro ano do novo ensino médio da rede estadual paulista não têm aulas de biologia, química, história e geografia. Muito menos de sociologia e filosofia. Pelo currículo antigo, havia duas aulas por semana de cada uma dessas disciplinas em todos os três anos.

2 cadernos grandes (1 para Língua Portuguesa e 1 para Literatura).

Lembremos que o Novo Ensino Médio foi aprovado com uma canetada no governo de Michel Temer, sem discussão, sem debate e sem a sensibilidade para entender que não há uma estrutura básica para atender as demandas desse novo plano de educação.

O Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, os sistemas de ensino deverão certificá-lo no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu.

Outra ideia é a adoção de um “4º ano” do ensino médio, voltado para os estudantes que estão concluindo a etapa em 2021. Seria um ano letivo adicional e opcional, voltado para os estudantes que não se sentem preparados para fazer o Enem ou prestar vestibular.

Com o Novo Ensino Médio, a carga horária anual passará de 800 para 1.000 horas, chegando a 3.000 horas até 2024. Para atingir esse total, o tempo de aula que era de 4 horas por dia, em média, passará a 5 horas diárias já a partir de 2022.

Em relação ao ensino médio, pela determinação do governo, ficam restritas a 50 minutos de aula por semana a educação física, e apenas no 1° ano. Também reduz a uma aula por semana a filosofia, que consta como componente curricular obrigatório apenas no 1° ano.

As principais mudanças do novo ensino médio incluem a flexibilização curricular, a introdução de itinerários formativos, a inserção do ensino técnico e profissionalizante e a ênfase no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

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