Quantos anos irá durar o novo ensino médio?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Até 2024, o novo ensino médio passará de 800 para de 1.000 horas anuais, atingindo 3.000 horas ao final dos três anos.

O Novo Ensino Médio entrou em vigor nas escolas brasileiras em 2022 para os alunos do primeiro ano, e a previsão é de que até 2024 esse novo formato de educação seja aplicado em todas as turmas do país.

O Novo Ensino Médio foi promulgado ainda em 2017, é uma determinação relativamente nova - mas já está fazendo aniversário de 5 anos. Sua primeira aparição foi na atualização da Lei 14.415, que determina várias mudanças na LDB.

Em seu segundo ano de implementação, o Novo Ensino Médio terá, em 2023, o seu principal desafio: iniciar a oferta da parte flexível do currículo, na qual os estudantes poderão escolher entre duas ou mais áreas para aprofundarem seus conhecimentos. Os alunos fizeram suas opções ainda em 2022, na hora da matrícula.

Um dos principais pontos do Novo Ensino Médio é a flexibilização do currículo. Serão ofertadas quatro áreas de estudo – linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências sociais e humanas. O modelo trará, ainda, a formação técnica e profissional dentro da carga horária do ensino regular.

Pensando em 2023
Olhando desde já para o próximo ano, as escolas devem ter planos para garantir as aprendizagens tanto dos alunos que foram aprovados com dificuldades quanto daqueles que foram retidos.

No início de junho a Secretaria Estadual de São Paulo já avaliava abrir um quarto ano do ensino médio devido à pandemia de coronavírus. Segundo a pasta, o objetivo seria preparar melhor os estudantes para o futuro e para as provas devido às condições deste ano.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

São eles: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; E, no mínimo, 1.200 horas são flexíveis e ficarão reservados para a Formação Técnica e Profissional.

Isso significa que as disciplinas tradicionais continuarão no currículo escolar do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

17 anos

A partir de então, tornou-se necessário o ingresso das crianças aos quatro anos de idade na chamada pré-escola (educação infantil), e a sua permanência na escola até os 17 anos, quando devem finalizar o terceiro ano do ensino médio.

O governo de São Paulo estuda criar o 4º ano do ensino médio para compensar a perda de conteúdo durante a pandemia de coronavírus. Se aprovado, os alunos poderão escolher estudar mais um ano, um reforço para os vestibulares e o Enem.

2 cadernos grandes (1 para Língua Portuguesa e 1 para Literatura).

Quais as disciplinas ofertadas? Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e Tecnologias Assistivas - Uma Introdução Ao Tema.