Quantas vezes o líbero pode ser substituído?

Perguntado por: asantana3 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

As trocas com o líbero são ilimitadas e não contam como substituições. Contudo, assim como qualquer substituição no vôlei, é necessário esperar a conclusão de um ponto para ser feita a troca com o líbero. O jogador que foi substituído pelo líbero poderá retornar ao jogo na vaga de qualquer um dos líberos.

Cada equipe tem direito de solicitar, no máximo 6 substituições em cada set.

Jogadores de vôlei e posições na rotação ou rodízio
1 líbero, que não pode fazer saques e nem bloquear. O líbero deve usar um uniforme que tenha uma cor predominante que não esteja presente no uniforme da sua equipe. Antes, o líbero era o único jogador que não podia ser capitão, mas a regra mudou em 2022.

A posição foi criada para tornar o volei mais atrativo e dinâmico. O líbero é o atleta especialista em passe e defesa. Perceba que é um entra e sai da quadra sem fim. Em 99% dos times, o líbero substitui os meios de rede no fundo de quadra.

O líbero normalmente joga atrás da linha dos zagueiros centrais, atuando na sobra. Sem a posse de bola, joga como zagueiro e sua principal função é defender.

Desde o assolamento da pandemia da Covid-19, em 2020, a Fifa permitiu a realização de cinco substituições nas partidas de futebol. A medida foi tomada para diminuir a quantidade de lesões dos atletas.

Publicado em 13 de junho de 2022, 10h01. A associação internacional que regula as regras do futebol (IFAB) aprovou nesta segunda-feira, 13, que as cinco substituições sejam adotadas de forma definitiva. A medida tinha sido implementada temporariamente por causa da pandemia de covid-19.

Uma substituição no Voleibol deve durar somente o tempo necessário para o registro na súmula e permitir a entrada e saída dos jogadores. Uma substituição é “solicitada” quando da entrada dos jogadores substitutos na zona de substituição, prontos para jogar, durante uma interrupção regulamentar.

Pela primeira vez na história da Copa do Mundo, cada equipe tem o direito de fazer cinco substituições por jogo, desde que sejam feitas em apenas três interrupções na partida (possíveis alterações de jogadores no intervalo não contam como uma interrupção).

Resposta. Resposta: por que antigamente só os altos tinham holofotes e em 1998, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) oficializou a entrada do líbero no esporte.

1) Líbero pode ser o Capitão da Equipe
A regra anterior não permitia ao Líbero ser o capital, alegando que o Líbero era sempre substituído, porém, esse argumento foi desconsiderado, visto que, um jogador regular capitão, também pode ser substituído.

Oposto. É o jogador que atua na posição diretamente oposta ao levantador, ele é o mais especializado em ataque no time, normalmente. Ataca normalmente das posições 2 e 4, além das posições do fundo.

O líbero: essa posição, criada em 1998, só atua na fileira de trás, mas pode entrar sempre que necessário. O uniforme do líbero é diferente do resto do time. Esse jogador é bom no passe e no toque, além de talentoso com a bola. Ele costuma ocupar o lugar do bloqueador central quando este passa para a fileira de trás.

O jogador Líbero no Vôlei só pode ocupar as posições de “fundo de quadra” ou zona de defesa. Não é permitido ao Líbero de Vôlei atuar nas posições de zona de ataque ou posições de rede.

Trocas tardias posteriores devem ser objeto de punição por retardamento. 19.3.2.4 O Líbero e o jogador com quem trocou só podem entrar ou sair da quadra pela linha lateral, em frente ao banco de sua equipe, entre a linha de ataque e a linha de fundo.

Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores. O jogador Líbero deve usar um uniforme que possua uma cor dominante diferente da cor do uniforme do resto da equipe. O uniforme do Líbero deve contrastar, claramente, com o resto da equipe.

Por que o futebol adotou as cinco substituições? O aumento para cinco alterações passou a valer ainda em 2020 para contornar os problemas da pandemia da covid-19, compensando o número de jogos e os problemas físicos durante a pandemia.

O boliviano Fernando Méndez Rivero, 62 anos, percorre a América do Sul a fim de provar que inventou, em 2005, o árbitro assistente de vídeo, popularizado como VAR (Video Assistant Referee, na sigla em inglês) após sua utilização na Copa do Mundo da Rússia.

Finalmente, as 5 substituições
Apesar de já existir na vida real desde a metade de 2020, a nova regra não valeu para FIFA 21 e FIFA 22, que trouxeram apenas três trocas por jogo nos torneios disponíveis, incluindo os totalmente licenciados.

O VAR é a sigla para Video Assistant Referee, que em português seria árbitro assistente de vídeo.

De acordo com a regra, as cinco alterações devem ser feitas com três paralisações na partida, além do intervalo de jogo. Além das cinco durante os 90 minutos, uma substituição extra é permitida, em caso de prorrogação.