Quantas vezes regar laranjeiras?

Perguntado por: ezagalo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

As laranjeiras precisam de umidade, mas não toleram raízes encharcadas, por isso, o solo tem que ser muito bem drenado. O indicado é regar, no mínimo, duas vezes por semana em períodos mais secos do ano. Nos meses chuvosos, reduza a rega para uma vez por semana.

Cada pé consome 50 litros de água.

Evite regar demais ou de menos o solo – não deve nem ser argiloso demais, nem arenoso. Durante a primavera, pode ser necessário realizar a nutrição do solo com adubos. Depois de três anos da realização do cultivo, é hora da colheita das laranjas!

Doenças fúngicas, pragas, estresse hídrico, alcalinidade do solo e baixos níveis de ferro, nitrogênio ou magnésio no solo são as causas mais comuns. Cada um dos mencionados fatores sozinhos (ou em combinação com outros) pode fazer as folhas da sua laranjeira ficarem amarelas.

Vírus, fungo e bactéria podem ser os causadores do problema na fruta.

Tipo de solo e profundidade da raiz
As árvores do gênero Citrus crescem mais em solos de boa drenagem, com pH entre 6 e 8. O tipo de solo pode influenciar em grande parte a profundidade das raízes, variando de 60 cm a 180 centímetros.

As regas podem variar dependendo do clima da sua região, da temperatura do ambiente e da umidade do ar. Em locais frios o ideal é molhar duas vezes por semana e, nos mais quentes até três vezes por semana, sem encharcar o solo da planta. Você também pode utilizar o líquido fertilizante nas regas.

De modo geral, o certo é regar as plantas na parte da manhã, isso porque durante esse período a planta está com os poros abertos e consegue absorver melhor a água. É recomendado também no final da tarde, pois com o sol mais baixo e o solo fresco, a água pode penetrar melhor no solo.

Evite a nas horas mais quentes do dia, pois a água acaba evaporando sem chegar em quantidade suficiente às raízes das plantas e flores. No inverno, uma outra dica é não regar no período noturno, pois, neste período, as folhas demoram a secar e existe um grande probabilidade de gerar fungos e doenças.

A principal floração ocorre em setembro; outras temporãs, em épocas variáveis.

Fertilize as laranjeiras com fertilizante específico de fruta ou fósforo e potássio no início do período de frutificação para encorajar uma melhor frutificação e amadurecimento. Os pés de laranja precisam de recursos adicionais para dar frutas, e dará laranjas maiores e mais doces se receber uma nutrição correta.

Há diversos fatores envolvidos: época de floração, qualidade do solo, pragas, doenças, irrigação, idade da planta, variedade da planta, deficiência nutricional, falta de podas e ainda outros.

Este é um sinal de que é preciso regar com maior frequência e regularidade. Mas se esta for a razão do amarelamento, dificilmente a planta conseguirá se recuperar. Cada espécie tem sua particularidade em relação a quantidade necessária de luz solar para sobreviver. Uma boa dica é experimentar mudar o vaso de lugar.

RESPOSTA – Folhas enrugadas em laranjeiras podem ser resultantes de deficiência mineral da planta e de ataque de pulgões ou larva minadora dos citros, a praga mais comum no surgimento desse sintoma em citros.

Resolver essa complicação é muito fácil: arranque as folhas estragadas, troque de vaso e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Sua planta necessita de equilíbrio de quantidades para manter-se saudável, mas, caso esse problema persista, basta aplicar repelente orgânico em toda a extensão da plantação.

Casca de ovo
Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.

Deficiência de Fósforo conduz à formação de frutos com casca grossa e espessa.

A solução feita de detergente e óleo para eliminar pulgão em laranjeira tem uma receita simples. Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%.

As laranjeiras possuem certas necessidades de nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio. Alguns microelementos também são necessários (ferro, boro, magnésio, alumínio, manganês, zinco e cobre).

A melhor época para podar laranjeiras costuma ser o início da primavera, entre setembro e outubro. Elas não precisam de tanta manutenção em outros momentos do ano. Comece a poda removendo os galhos que estão mortos ou morrendo. Depois, tire os que estão em excesso — mas sem passar de 20% do total.