Quanto mais grosso o fio menor à resistência?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Em termos simples, a Segunda Lei de Ohm estabelece que a resistência de um corpo depende de sua composição e do seu formato: quanto maior for a espessura de um fio, por exemplo, menor será a sua resistência elétrica.

A espessura dos fios sólidos pode variar entre 1,5 mm² e 10 mm². Quanto maior a espessura, maior a capacidade de corrente elétrica que o fio pode aguentar.

Como dimensionar o neutro? Existem duas situações que são exclusivas em circuitos trifásicos, a primeira é quando o neutro pode ser mais fino, a segunda é quando o neutro tem que ser mais grosso que os cabos de fase, mas é importante compreender que isso só vai acontecer em circuitos trifásicos.

O fio 10,0 é mais utilizado para redes de forma geral. O fio 6,0 é utilizado para redes, sub-redes, chuveiro elétrico etc. O fio 4,0 é utilizado para sub-redes de pequeno porte, e distribuição em circuitos ramificados a partir de um condutor maior.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

As cores da fiação elétrica para a instalação do chuveiro são as seguintes: fio azul-claro é o neutro; fio verde ou verde e amarelo é o terra; fio vermelho, preto ou marrom é o fase. Importante: isole os fios com a fita isolante. Os chuveiros 220 V possuem dois fios fase (da mesma cor) e um fio terra (verde).

Um corpo mais comprido (maior L) oferece maior resistência à corrente elétrica, ao passo que um corpo menos comprido, menor resistência à corrente elétrica. Uma área maior da seção do fio (maior diâmetro do fio) oferece menor resistência.

Aplicações do fio 2 5mm 100 metros
Resistência à abrasão.

De forma natural o neutro não provoca choque elétrico, pois neutro e aterramento não têm tensão elétrica. O que provoca um choque elétrico é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, que proporciona um fluxo de corrente elétrica pelo corpo de uma pessoa.

Ele é recomendado para instalações internas e fixas em circuitos de força, luz, comandos, sinalizações, etc., em construções residenciais, comerciais e industriais. Por se tratar de um produto com boa flexibilidade, possui maior facilidade de instalação e manuseio.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação.

Qual a bitola do fio para tomada 127 V e 220 V? Para tomadas de 20 A, o cabo de 2,5 mm² é indicado para tomadas com tensão de 220 V, e para 127 V, cabos com bitola a partir de 4 mm². Essa característica é muito importante em um projeto de energia de uma residência ou comércio.

O Cabo Flexível bitola 2,5mm² é ideal para circuitos de tomadas simples (eletrodomésticos em geral, como microondas e secador de cabelo). A bitola necessária para a instalação pode variar de acordo com a potência e equipamentos que serão ligados à corrente elétrica.

O fio de 4 mm deve ser utilizado em chuveiros com tensão nominal de 220V com potência de 5500W, 4600W e 6400W e disjuntor de 30A. Para chuveiros com tensão nominal de 127V e 3200W de potência deve ser utilizado fio de 4mm e disjuntor de 30A.

R: Sem problema pode colocar. Observação a fiação que suporta 6800W suporta também 7800W.

O cabo flex 6 mm suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer. Então, é indicada a utilização de um disjuntor de 40A.

O Cabo Flexível 25mm, é recomendado para instalações internas e fixas em circuitos de força, luz, comando, sinalizações, em construções residenciais, comerciais e industriais. Por se tratar de um produto com boa flexibilidade, possui maior flexibilidade, possui maior facilidade de instalação e manuseio.

Pode-se dizer que um fio de 2.5mm pode alimentar cerca de dez tomadas comuns, de até 100 watts. Esse tipo de fio é capaz de suportar uma potência de até 1500 watts, desde que a instalação seja feita adequadamente.

A indicação é de um cabo PP de 3 vias, com bitola de 2,5 mm², em média. Mas se o seu ar condicionado for mais potente, você poderá usar uma bitola maior, de até 6 mm².

Grande parte das pessoas acaba fazendo as “emendas de prolongamento” nos cabos do chuveiro, e acabam não apertando direito (deixando com folga). E isso acaba derretendo o fio do chuveiro porque, com essa emenda mal feita, o cabo não aguenta a quantidade de corrente elétrica.