Quanto tempo a TV pode ficar ligada por dia?

Perguntado por: ijordao7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Quando submetida a horas contínuas de uso, o eletrônico pode superaquecer e ter alguma peça danificada. Por isso, evite que a televisão fique ligada o dia inteiro todos os dias. Uma vez ou outra não são capazes de estragá-la, mas feito constantemente aumenta o risco de gerar algum defeito.

Como prevenir o burn-in? Para prevenir o burn-in, você deve fazer justamente o que não é recomendado para a sua TV, ou seja, não deve deixar a tela do aparelho exibindo imagens estáticas por muito tempo. Portanto, evite manter a TV em canais de tela estática por muito tempo (como aqueles canais de música da TV a cabo).

Uma TV de plasma pode durar até 12 anos, isso se ela for usada oito horas por dia. É muito tempo, né? Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos.

Prejudica a produção do hormônio do sono
Dormir com a TV ligada prejudica a produção de melatonina, o hormônio do sono. É ele quem avisa para o corpo que é hora de descansar. Só que tem um detalhe: a melatonina é produzida no escuro.

Em geral, uma TV OLED de 55 polegadas tem consumo de 98 W por hora ao dia, enquanto um modelo LED desse mesmo tamanho consome apenas 57 W.

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

Saber qual a marca de TV mais durável pode ser difícil. Porém, destacamos duas que atendem bem nesse quesito: Samsung e LG. Ambas oferecem garantia de 12 meses, o que demonstra a confiança da empresa na qualidade de seus produtos.

4 – Desligue quando não for usar
Isso poupa energia e também aumenta a expectativa de vida útil da sua TV. Por exemplo, se a TV deixa de ficar ligada sem ninguém por perto 3 horas por dia, isso representa mais de 1000 horas por ano.

usar detergentes e lustra-móveis durante a limpeza; limpar o aparelho estando ele ligado; borrifar água sobre a tela; deixar crianças tocar ou bater na tela do televisor.

Confira algumas dicas importantes para conseguir aumentar a vida útil da sua televisão:

  1. Aposte no pano seco para limpeza. Na grande maioria dos casos, as telas das televisões não precisam de um produto específico para limpeza. ...
  2. Mantenha apps sempre atualizados. ...
  3. Utilize um filtro de linha. ...
  4. Mantenha a TV em um local arejado.

Liga e desliga
Isso começa de forma intermitente e, um dia, a tela pode queimar de vez. Às vezes, o som ainda está presente, mas a imagem some. Geralmente, isso está relacionado a falhas na rede elétrica que afetam a fonte de alimentação interna.

A LG correu atrás do prejuízo e lançou uma linha chamada Gallery Design, com aparelhos super finos e com borda infinita nas telas entre 48 e 88 polegadas. Apesar disso, os aparelhos da Samsung levam vantagem.

De forma resumida, o OLED tem contraste e qualidade de imagem praticamente imbatíveis, mas oferece o rico do burn-in. Já o QLED é mais resistente e tende a ser mais barato, mas não costuma ter a mesma qualidade de imagem em todos os modelos.

Luz emitida por eletrônicos prejudica o sono
Mais um problema em dormir na frente de uma tela em funcionamento é por causa da luz, que pode ser extremamente prejudicial ao sono, pois impede a produção de um hormônio chamado melatonina, responsável por regular o sono.

O hábito de dormir sempre com a TV ligada pode sair caro para o consumidor. O Notícias da TV fez os cálculos e descobriu que uma TV de tecnologia OLED ou com painel miniLED de 55 polegadas, ligada por sete horas todas as noites, pode gerar um gasto adicional mensal de R$ 25 a R$ 30.