Quanto tempo de descanso o músculo precisa para crescer?

Perguntado por: rmoura7 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Em geral, para hipertrofia, o mais indicado é que se descanse de 36 a 48 horas antes de trabalhar um mesmo grupo muscular —ou seja, se treinou perna hoje, você não precisa ficar sem ir para a academia amanhã, basta malhar outra parte do corpo (peito, costas etc.).

De um modo geral, a proporção de 5×2 é a mais recomendada – 5 dias de treino e 2 de descanso por semana – mas isso varia caso a caso e só um profissional de educação pode definir o ideal para você.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

panturrilhas

As panturrilhas em geral, são o grupo muscular mais difícil de se desenvolver.

Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.

“Precisamos entender o que gera a hipertrofia (aumento do tamanho do músculo). Basicamente, precisamos estar atentos a 3 fatores: ter uma boa alimentação, comendo a quantidade certa de proteínas, dormir pelo menos 8 horas por dia e estimular bem os grupos musculares”, explica a médica nutróloga Dra.

E esse crescimento é resultado de exercícios de força de curta duração e alta intensidade (que deve ser orientado por um profissional) aliado à uma alimentação rica em proteínas boas e descanso, pois após o treino, o corpo trabalha para se recompor, processo que regenera o músculo e o torna ainda mais forte e ...

Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo. Além desse sinal, é muito comum ouvir o relato de um maior inchaço na musculatura durante os treinos.

Frequência mínima
Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.

Posso treinar com dor ou não? Não, é melhor não treinar com dores DMIT. Você pode intercalar os treinos, por exemplo, se as dores são nas pernas, prefira treinar braços no dia seguinte. Se por um acaso, chegou o dia de treinar novamente o grupo muscular que está se recuperando, prefira descansá-lo.

Para a maioria dos objetivos da musculação, os intervalos de descanso entre séries devem variar entre um e dois minutos. No descanso entre as séries deve-se procurar sentir a sensação de intumescimento muscular produzido pelos exercícios.

Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.

Desconforto na musculatura pós-treino não é agente decisivo na corrida por massa muscular. Fisiologista Turíbio Barros desmistifica isso: "Sem dor existe mais ganho"

As recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmam que, para manter a saúde, um adulto deve praticar 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de exercício vigoroso por semana. Mas estes são apenas parâmetros. O objetivo é fazer com que as pessoas se movimentem mais a cada dia.

A parte do corpo mais fácil de definir é a barriga. A barriga é a parte do corpo onde a maioria das pessoas armazena a gordura. Por isso, é comum que as pessoas queiram reduzir a gordura da barriga para ficarem com o corpo mais definido.

A região anterior de coxa costuma ser a que mais se destaca em um físico, pois é onde concentra a maior quantidade de músculos. E por este motivo, é a região onde mais temos opções de exercícios para se fazer em casa, como o clássico agachamento, o afundo, o avanço, e entre outros.

Geralmente, o tempo estimado para o ganho de massa é de 6 meses. O biotipo do praticante de musculação e sua carga genética podem influir, mas o importante é se exercitar de forma correta e regular, obedecer aos períodos de descanso e ter uma alimentação adequada.

Alimentos industrializados, por exemplo, devem ser evitados quando falamos de hipertrofia, pois são altamente calóricos e não trazem nenhum tipo de benefício ao organismo, tampouco para o ganho de massa muscular.

Vamos deixar claro aqui que a maioria das pessoas consegue, com uma certa facilidade, ganhar cerca de um quilo de massa muscular por mês. Então, especialmente se você for iniciante, o tempo médio estimado para ganhar 5kg de massa muscular é de 5 meses.

No entanto, os bons hábitos, a frequência e o compromisso com os exercícios e a alimentação os superam, de acordo com o personal. Ele afirma que a média de ganho de massa muscular de forma natural para homens é de 0,5 a 1 kg por mês. Para as mulheres, a média é de 0,5 kg.