O que fazer depois de se formar no ensino médio?

Perguntado por: aassis2 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

O que fazer depois do Ensino Médio? Conheça 4 opções

  1. Prestar vestibular. Um objetivo comum ao terminar o Ensino Médio é prestar vestibular para ingressar em uma universidade a fim de concluir uma graduação. ...
  2. Procurar um emprego. ...
  3. Empreender. ...
  4. Fazer cursos profissionalizantes.

A grande vantagem do curso técnico é o tempo de estudo, que permite que o aluno ingresse no mercado de trabalho numa profissão específica mais rápido quando comparado à uma faculdade. O tempo reduzido para formação impacta também nos custos, que são muito mais em conta em relação à faculdade.

Não há idade mínima para entrar na faculdade. O único requisito para ingressar no ensino superior é ter concluído o ensino médio. Muitas pessoas ainda acreditam que é preciso ter 18 anos para começar uma graduação, mas isso é um mito. Isso acontece porque, em geral, se termina a fase escolar perto dos 18 anos.

No entanto, é necessário já ter concluído o Ensino Médio, conforme estabelece o artigo 44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Isso quer dizer que ter menos de 18 anos, por exemplo, não é um impedimento para ingressar na universidade, desde que o estudante já tenha concluído o terceiro ano do Ensino Médio.

A resposta é sim!

Após concluir a graduação, o formado tem a oportunidade de continuar seus estudos nos cursos de pós-graduação para desenvolver e aprofundar a formação adquirida. O Mestrado pode ser a opção inicial de quem deseja se dedicar a carreira acadêmica, mas também é procurado para melhorar a qualificação profissional.

O termo universitário é relacionado à universidade, portanto, se for levado ao pé da letra, quem estuda em faculdade, centro universitário ou instituto deve recorrer a outras palavras como estudante de graduação, graduando, formando ou discente.

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Técnico em Administração. Técnico em Contabilidade. Técnico em Enfermagem.

5 cursos técnicos que mais empregam

  • Técnico em Mecânica;
  • Técnico em Informática;
  • Técnico em Edificações;
  • Técnico em Logística;
  • Técnico em Eletrônica.

1) Técnico em Meio Ambiente
Esta formação tem muitas oportunidades nas áreas de construção e indústria, além de óleo e gás. O salário médio inicial está em torno de R$ 3,5 mil.

E idade máxima? Da mesma forma que não existe idade mínima, também não há um limite de idade para prestar a prova. Pessoas que já se formaram na escola há muitos anos, quem não concluiu os estudos e até idosos podem realizar o exame.

São eles: Ter 18 anos ou mais na data da primeira prova do Enem.

Não há uma idade mínima para fazer a prova. Mas menores de 18 anos que ainda não terminaram o Ensino Médio ou não vão concluir no ano da edição do exame podem participar apenas como treineiros.

Por que meu filho reprovou na 1ª série do Ensino Médio? A primeira série do Ensino Médio é a série com o maior índice de reprovações e de evasão escolar, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Acesse o site da Secretaria da Educação do estado em que a pessoa estudou; Clique no serviço de “documentação” ou “consulta pública de concluintes”; Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.

É importante ressaltar que quem faz o Enem na 1ª série do Ensino Médio não pode usar a nota do exame para ingressar em uma universidade pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada), já que a prova serve apenas como treino e não vale para aprovação de fato.

As desvantagens de se terminar os estudos pelo EJA
Os cursos presenciais possui uma dificuldade que prejudica a maioria dos alunos: a falta de flexibilidade. Apesar de que, o dia e hora definido possam ajudar na organização de alguns, para outros isso acaba sendo um problema.

Uma experiência negativa no Ensino Médio, por exemplo, é capaz de desmotivar uma pessoa a se comprometer a passar anos em um ambiente de estudos. A dificuldade de arcar com os custos do Ensino Superior também é um motivo bastante comum entre as pessoas que escolhem não fazer faculdade.

Confira as profissões que pagam bem no Brasil no cenário econômico atual!

  • Medicina/Saúde. Os profissionais da área de Saúde vêm se mantendo no topo da lista dos mais bem pagos do Brasil há muitos anos. ...
  • Engenharia. ...
  • Tecnologia da Informação. ...
  • Direito. ...
  • Marketing/Vendas. ...
  • Recursos Humanos. ...
  • Administração/Finanças.