Quantos dias posso tomar chá de tanchagem?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

É indicado que o chá seja consumido, no máximo, até dois copos ao dia. A tanchagem pode ser usada na produção de chás, pomadas e óleos.

Como fazer o chá de tanchagem
Coloque de 3 a 4 gramas de folhas de tanchagem em 150 ml de água fervente. Deixe repousar por três minutos. Quando amornar, coe e beba até 3 xícaras por dia. Possíveis efeitos colaterais da tanchagem incluem sonolência, cólica e desidratação.

Utilize duas colheres de chá de tanchagem para cada litro de água fervente. Deixe abafado em infusão por 5 a 10 minutos e coe. Pode ser tomado em torno de 2 a 3 xícaras de chá por dia.

Ele é indicado para o tratamento de doenças respiratórias, assim como dores de garganta, aftas, amigdalite e laringite. Além disso, o chá de tanchagem alivia infecções urinárias, problemas no fígado, azia e diarreia, funcionando também como um diurético para reduzir a retenção de líquidos.

É indicado que o chá seja consumido, no máximo, até dois copos ao dia. A tanchagem pode ser usada na produção de chás, pomadas e óleos.

A Tanchagem é uma das plantas mais poderosas para auxiliar em problemas de cólicas menstruais, mas suas propriedades vão muito além disso. Ela é um excelente cicatrizante, anti bactericida, desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória e descongestionante.

Contraindicações da tanchagem
Além disso, pessoas com problemas no coração também não devem tomar o chá de tanchagem. Entretanto, uma opção possível para substituir a tanchagem para sintomas gripais, por exemplo, é a combinação de mel, limão e gengibre.

3 chás para limpar o útero

  1. Chá de gengibre. O gengibre é um excelente desintoxicante de todo o organismo e, por isso, também consegue atuar sobre o útero, reduzindo possíveis inflamações que possam existir e melhorando a circulação sanguínea no local. ...
  2. Chá de folhas de damiana. ...
  3. Chá de folhas de framboesa.

Barbatimão é adstringente e tônico, também muito usado para tratar inflamação do útero e ovários.

Além de serem fontes poderosíssimas de nutrientes, chás de gengibre, framboesa e damiana, por exemplo, podem ajudar a "limpar" o útero, expelindo partículas residuais de endométrio que não saíram totalmente durante o parto.

No entanto, abaixo estão alguns chás que podem ajudar a complementar o seu tratamento:

  1. Folha de uva-ursina.
  2. Pó de raiz de hidraste.
  3. Cabelo de milho.
  4. Folha e raiz de dente-de-leão.
  5. Folha seca de bucho.
  6. Cavalinha.

As plantas identificadas com utilidade na terapêutica de infecção urinária foram: Boerhaavia diffusa L. (pega-pinto), Hymenaea courbaril L. (jatobá) e Costus spicatus Swartz (cana do brejo).

Utilizado para o tratamento de doenças intestinais, uterinas, inflamação na garganta, gripes e resfriados, doenças respiratórias, infecção urinária e problemas no fígado.

Uso popular: No Brasil é considerada diurética, antidiarreica, expectorante, hemostática e cicatrizante, sendo empregada contra infecções das vias respiratórias superiores (faringite, amigdalite, estomatite), bronquite crônica e como auxiliar no tratamento de úlceras pépticas.

As folhas de tanchagem pode ser usadas para temperar refeições, preparar o chá ou fazer uma compressa para colocar na pele, ao mesmo tempo em que as suas sementes podem ser ingeridas.