Quantos pontos o Grêmio precisa para sair do rebaixamento?

Perguntado por: oazambuja8 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Portanto, para escapar, o Tricolor precisa vencer os três jogos que ainda lhe restam. Caso contrário, terá de apelar e muito para a calculadora e secar como nunca os adversários diretos contra o rebaixamento.

Então, se fizer menos de 8 nos 24 que ainda irá disputar, estará matematicamente rebaixado. Contudo, a margem começa a ficar mais segura apenas a partir de 43 pontos. Para ter segurança mesmo, é preciso atingir aqueles famosos 45 pontos.

Cenário realista para o Grêmio não cair
Com 45 pontos o Grêmio deve escapar do rebaixamento para a Série B. Mas, para chegar neste número seria necessário ganhar os três jogos que restam. É algo que o time jamais conseguiu neste Brasileirão 2021.

Falta uma vitória para voltar à elite do Brasileirão. Primeira chance é contra o Náutico, neste domingo. Os resultados deste sábado (22) ajudaram o Grêmio na luta para voltar à Série A. Faltando três jogos, basta vencer uma vez para garantir a vaga matematicamente.

Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no instante, que a equipe atingir 45 pontos tem apenas 3,3% de probabilidade de rebaixamento.

Juventude, Avaí e Ceará jogarão a Segunda Divisão do campeonato nacional em 2023. Atlético-GO e Cuiabá são os times que ainda correm risco de degola na última rodada.

Nas contas e probabilidades do doutor em estatística Marcelo Arruda, desenvolvedor do site Chance de Gol, a pontuação necessária para permanecer na Série C fica na faixa de 22 a 24 pontos.

É provável que muitos destes times estejam totalmente livres até lá. Além disso, saberemos com mais exatidão se realmente 43 pontos será suficiente.

De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que tem um Departamento de Matemática que faz diversas projeções no âmbito do futebol, a pontuação segura para garantir o acesso é de 65 pontos. O Grêmio, hoje, tem 57 pontos e 96,1% de probabilidade de subir.

Projeção aponta que 57 pontos seriam suficientes para subir
A projeção de pontos para o acesso para a Série A do Brasileirão pode ser a mais baixa da história da Série B desde que a competição passou a ter 20 clubes — junto com a de 2007.

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, especialista em probabilidades do futebol, uma deve ser do Bahia. A outra está entre Vasco e Ituano, que se enfrentam em confronto direto em Itu. De acordo com os números divulgados neste sábado, o Bahia tem 97,6% de chance de subir.

Sendo assim, para garantir uma volta à elite do futebol nacional, o Grêmio precisa somar 64 pontos, ou seja, são necessárias mais 8 vitórias em um universo de 16 jogos.

O Grêmio precisa vencer e contar com um tropeço do Sport, que visita o Londrina. Sem olhar para outros jogos, o clube gaúcho precisa de cinco dos nove pontos que vai disputar. Já o Náutico tem chances remotas de evitar o rebaixamento, tanto que pode entrar em campo já rebaixado à Série C.

A partida contra o Tombense foi a últimado Grêmio fora da Arena nesta Série B. Equipe garantiu o acesso com três rodadas de antecedência. O empate em 2 a 2 com o Tombense, em Muriaé, na noite de sexta-feira, pela 37ª rodada da Série B, marcou o fim da campanha do Grêmio longe de casa na segunda divisão.