Quem era Obadias de 2 Reis 4?

Perguntado por: esiqueira . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Obadias era um servo de Deus que viveu em um ambiente hostil no Reino do Norte, conhecido também como o Reino de Israel, no tempo do rei Acabe e sua mulher, Jezabel (I Rs. 19-22), no século IX a. C.

Resumo. Obadias 1:1–9 Obadias fala contra o orgulho de Edom e profetiza sua queda e destruição. Obadias 1:10–16 Edom será cortada e destruída por causa de sua crueldade com Judá.

Obadias era um servo de Deus que viveu em um ambiente hostil no Reino do Norte, conhecido também como o Reino de Israel, no tempo do rei Acabe e sua mulher, Jezabel (I Rs. 19-22), no século IX a.

Com certeza, havia viúvas que não eram pobres, mas que tinham bens. Isso não impediu que muitas vezes estivessem em desvantagem por serem mulheres, já que geralmente não podiam fazer negócios por elas mesmas porque não eram consideradas cidadãs.

Como a fome era grande em Samaria, 3 Acabe convocou Obadias, o responsável por seu palácio, homem que temia muito o Senhor. 4 Jezabel estava exterminando os profetas do Senhor. Por isso Obadias reuniu cem profetas e os escondeu em duas cavernas, cinquenta em cada uma, e lhes forneceu comida e água.

Este é o menor livro que compõe o Velho Testamento, possui apenas um capítulo e sua autoria é atribuída ao próprio profeta Obadias. A maioria dos estudiosos afirmam que provavelmente foi escrito após a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor no ano 586 AC.

Em 1 Reis 18, lemos que Obadias enfrentou essa mesma pergunta. Como um homem piedoso servindo no palácio do rei Acabe, odiava o que Jezabel a esposa de Acabe havia feito. Enquanto ela estava matando muitos dos profetas do Senhor, Obadias escondeu 100 deles em cavernas e os alimentou secretamente.

Abadias (ou Obadias na Bíblia Almeida), escondeu 100 profetas na cova. A seca já se estendia por 03 anos e 06 meses, então Deus envia Elias até Samaria, na capital do reino de Israel, para encontrar-se com o Rei Acabe, para fazer uma convocação e desafio aos sacerdotes de Baal no Monte Carmelo.

O mordomo é aquele que administra e zela por algo que é colocado sob sua responsabilidade e é o proprietário quem determina as normas para o desempenho de sua função. O texto de Lucas 12.42-48 reforça bem esta ideia ao ilustrar o sentido de mordomia. O mordomo era um escravo (v.

O livro do profeta Obadias mostra a indignação Deus contra o reino de Edom, pela crueldade feita a Judá e Jerusalém. Os edomitas são os descendentes de Esaú. Ele era o irmão gêmeo de Jacó. Mesmo após a reconciliação dos filhos de Jacó, os descendentes de Esaú viviam em guerra contra os filhos de Jacó.

Jezabel ordena ao povo de Israel adoração aos seus deuses. Ela observa que Elias e os outros profetas não se ajoelham para adoração. Na praça de Samaria, Jezabel ordena que todos se ajoelhem diante do altar do deus Baal. Elias se nega e se aproxima de Jezabel.

Porém, o rei de Judá, Joaquim, aliou-se ao Egito e revoltou-se contra o domínio babilónico.

Em Obadias 1, vemos a indignação de Deus contra Edom, pelo mal feito a Judá e Jerusalém. A ira do Senhor se ascendeu contra eles. Edom era o filho mais velho de Esaú. Embora Esaú e Jacó tenham se reconciliado, seus descendentes passaram a vida inteira em guerra contra os filhos de Jacó.

Em poucas palavras podemos dizer: viúva nos tempos bíblicos, significa ser descriminada, por ser mulher, mais ainda por ser pobre com a perda do marido. Significa estar impedida de participar ativamente da sociedade.

Viuvez é um tema muito abordado na Bíblia. Isso porque naquele tempo, a viuvez, principalmente no caso da mulher, fazia com que sua condição econômica e social mudasse drasticamente em virtude do contexto social da sua época.

Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.