Quantos são os anéis de Saturno?

Perguntado por: aaragao3 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Existe um conjunto de 7 anéis principais, com espaço entre eles, em volta do planeta. Cada um orbita com uma velocidade diferente.

A primeira delas afirma que os anéis são produto da colisão entre asteroides próximos ao planeta. Ao se chocarem eles teriam lançado rochas e poeira que se acumularam na forma de anéis em volta de saturno. A segunda teoria defende que o aparecimento dos anéis se deu no momento da formação do próprio planeta.

Saturno

Famoso por seus anéis, Saturno tem massa 95 vezes maior que a da Terra e é o segundo maior astro a girar em torno do Sol. As novas luas elevaram para 82 o total de satélites do planeta.

Na atualidade, sabe-se que todos os planetas gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) possuem anéis.

Saturno, apesar de ser menor que Júpiter, parece ter muito mais luas irregulares. Pode ter três vezes mais que Júpiter, com cerca de três quilômetros de tamanho.

Os anéis de Urano foram assim nomeados, partindo dos mais próximos para os mais distantes do planeta: Zeta, 6, 5, 4, Alfa, Beta, Eta, Gama, Delta, Lambda, Épsilon, Nu e Mu. Urano possui 13 sistemas de finos anéis, os quais foram formados há mais de 600 milhões de anos.

Desde a década de 1980, eles sabem que os anéis gelados mais internos do planeta estão constantemente se desintegrando em sua atmosfera superior e que, graças à erosão, uma piscina olímpica de água chove no gigante do gás diariamente.

Urano

Urano possui 13 anéis conhecidos, sendo os internos estreitos e escuros e os anéis externos coloridos. URANO É O TERCEIRO MAIOR PLANETA DO SISTEMA SOLAR.

Saturno

Para ter esse “acessório” tão lindo, Saturno recebeu o apelido de ” O Senhor dos Anéis” do nosso sistema, uma menção à famosa obra de J.R.R. Tolkien.

Os anéis do trio ficaram menos conhecidos que os de Saturno por serem mais tênues, compostos em sua maioria de partículas microscópicas. Por esse motivo, os de Júpiter só foram descobertos em 1979, pelos instrumentos da nave americana Voyager, e os de Urano, em 1977.

Plutão orbita a, aproximadamente, 5,9 bilhões de quilômetros do Sol e, por conta disso, sua temperatura fica em torno de -232°C, o que significa que não seria um planeta habitável, segundo a Nasa. Sua atmosfera é formada por gases como metano, nitrogênio e monóxido de carbono.

Os anéis mais internos de Saturno, formados por fragmentos congelados, estão descendo lentamente para atmosfera superior do planeta por meio de tal chuva, que é tão intensa que poderia facilmente encher uma piscina olímpica a cada dia.

Júpiter

Júpiter: Maior planeta do sistema solar, formado principalmente pelos gases hidrogênio, hélio e metano e, ainda, um pequeno núcleo sólido no interior. Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar, conhecido pelos anéis formados por gelo e poeira cósmica.

Netuno

Os autores sugerem que apenas Netuno apresenta as condições favoráveis para a formação dos cristais de diamante. Liderada por Bingqing Cheng, a pesquisa aponta que tais chuvas liberariam energia gravitacional na forma de calor, mais ou menos como os mereoros fazem ao queimar em nossa atmosfera.

Continuar lendo Tem diamante em Saturno?