É possível pousar em Saturno?

Perguntado por: lbeiramar4 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.

Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar. Destaca-se pela presença de anéis formados por fragmentos de gelo e rocha.

O diâmetro de Saturno é de 119,3 mil quilômetros e o seu volume é 755 vezes maior que a Terra.

O planeta dos anéis, é o 6° planeta mais distante do Sol, e o segundo maior do Sistema Solar. Saturno possui um núcleo rochoso mas é composto principalmente de hidrogênio e hélio, assim como os demais planetas gasosos. É tão pouco denso que poderia flutuar sobre a água.

Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos.

É possível que ocorram chuvas de diamantes em Urano e Netuno. É o que indicam modelos matemáticos somados a análises de dados, conduzidas por astrônomos que queriam entender melhor como é o interior destes planetas gelados e como podem ser as condições por lá.

Vênus

Vênus é mais quente devido à sua atmosfera que é composta em sua maior parte por gases estufa, como o metano e o dióxido de carbono. Tais gases retém o calor e por esse motivo ele é o campeão em calor com uma temperatura média aproximadamente 462°C.

Planetas (18h – 05h): Mercúrio e Vênus estarão visíveis perto do horizonte oeste (região do pôr do Sol), no início da noite, apenas por meia-hora. Até à meia-noite, Saturno e Júpiter estarão visíveis, estando no topo do céu no início do mês e se aproximando da região oeste conforme o passar das noites.

Filho de Urano (Céu) e Gaia (Terra), Saturno foi o deus que expulsou o seu pai, dominado pela insanidade, da posição de soberano entre os deuses e assumiu o seu lugar.

Temos ainda outros mais acelerados, como Saturno e Júpiter, que apesar das suas dimensões o fazem em 10h33m e 9h55m; e no extremo oposto, temos também planetas vagarosos, com Mercúrio a demorar 58 dias a dar uma volta, e Vénus a demorar 243 dias - o que faz com que um dia em Vénus seja mais longo que um ano (225 dias).

Saturno. Assim como Júpiter, Saturno é um planeta gasoso, mas com nuvens menos carregadas que o vizinho. Por isso, o céu por lá deve ser majoritariamente amarelo, em tons esbranquiçados, embora no hemisfério norte tenha sido observada uma alta concentração de hidrogênio, um tipo de gás que geralmente dissipa a cor azul ...

Saturno (em latim: Saturnus) era o deus romano da geração, dissolução, abundância, riqueza, agricultura, tempo, renovação periódica e libertação. Em desenvolvimentos posteriores, também se tornou o deus do tempo. Equivale ao deus grego Cronos.

O sétimo planeta a partir do Sol. Um disco azul claro e difuso, Urano é o terceiro maior planeta do Sistema Solar.

A principal “culpada” seria a lua Titã (por ser a maior), que, junto de outras, estão gradualmente se afastando do planeta muito mais rápido do que os astrônomos haviam estimado anteriormente. Os astrônomos simularam os movimentos de Saturno adicionando a taxa de distanciamento das luas.