Quantos tipos de hashi existem?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Existem quatro tipos de hashis, eles variam conforme o formato, tamanho, materiais e usos indicados: Waribashi: É o hashi descartável, feito de madeira. É muito usado em restaurantes de comida oriental. Toribashi e Saibashi: Esses tipos de hashi são usados para montar pratos de sashimi.

Hashi que também é conhecido como waribashi é o famoso palitinho de madeira para comer comida japonesa ou oriental. É muito utilizado em vários países asiáticos sendo muito útil e fácil de se utilizar na alimentação.

Os fachis, pauzinhos ou palitinhos são as varetas utilizadas como talheres em parte dos países do Extremo Oriente, como a China, o Japão, o Vietnã e a Coreia.

Chamados kuai-tzu, os pauzinhos acabaram sendo levados por chineses também para o Japão, por volta do século VII, onde ganharam o nome de hashi. No início, os japoneses utilizavam o hashi somente para oferecer alimentos às divindades, pois as mãos eram consideradas impuras para tocar a comida dos deuses.

Estima-se que o hashi foi criado há 4 mil anos na China, com as primeiras versões feitas somente para auxiliar no cozimento dos alimentos, especialmente para mexer as comidas nos potes em que coziam. Porém, somente 1.500 anos é depois que eles foram adotados como um instrumento na hora de comer.

Jeotgarak é como é conhecido o hashi coreano de metal. Este tipo de hashi de metal é muito bem aceito devido ao material ser mais higiênico, comparado com os de madeira e bambu, e assim é reutilizável e pode durar por anos.

Ohashi são os “pauzinhos japoneses” usados como talheres. A pronuncia correta é “Oháshi” ou “Háshi”. A palavra “hashi” (oxítona) que normalmente usamos para designar este talheres significa na verdade “nuvem” em Japonês.

"Jeotgarak" é o nome do hashi coreano. Em uma típica refeição coreana também é utilizada uma colher larga e de cabo comprido, "sutgarak". Diferente de outras culturas que fabricam seus palitinhos com madeira, bambu ou plástico, os talheres coreanos são sempre feitos de metal.

saiba mais. "Além disso, não se pode espetar os hashis na comida, porque normalmente quando alguém morre, costumamos oferecer o arroz na tigela bem cheinha, com o hashi espetado no meio da comida", explica. Outra dica importante: nunca encha a tigelinha de arroz até a borda.

Nunca cruze o hashi; Segure o hashi perto da parte final e não no meio ou no começo; Nunca pegue a comida na posição vertical e sim pelas laterais; Quando não estiver usando o hashi ou quando estiver terminando de comer, coloque-o na sua frente, com a ponta virada para esquerda.

Com material biodegradável, o talher é perfeito para substituir aqueles hashis descartáveis que acompanham as marmitas orientais nas lojas e restaurantes.

Importância da postura
Quando sentamos no chão com as pernas cruzadas para comer, é como se estivéssemos fazendo ioga sem qualquer tipo de esforço. Segundo a cultura orienta, essa pose aumenta o fluxo sanguíneo para o estômago e ajuda na digestão dos alimentos — facilitando a obtenção de vitaminas e nutrientes.

Alternativamente, você pode segurar o hashi de baixo com a ponta do dedo anelar, repousando-o na unha de seu dedo mindinho. Desse modo, seu polegar irá manter o hashi no seu lugar. O hashi de cima irá se mover para cima e para baixo para pegar a comida.

Presilha ou clips para hashi.

Continuar lendo O que substitui o hashi?