Quantos tipos de papoula existem?

Perguntado por: scampos2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Você pode escolher entre aproximadamente 120 espécies diferentes de papoula, incluindo flores anuais, bienais e perenes. A papoula vermelha ou papoula de campo (Papaver rhoeas) é a mais simples de cultivar e também a mais conhecida.

Papoila ou papoula (Papaver rhoeas), também conhecida vulgarmente como papoila-brava, papoila-das-searas, papoila-ordinária, papoila-rubra, papoila-vermelha, papoila-vulgar, é uma flor da família das Papaveraceae, abundante no hemisfério norte, cultivada para ornamento, ópio ou comida.

A folhas das papoulas-orientais são profundamente lobadas, apresentam bordos serrilhados e coloração verde-clara, um pouco acinzentada devido aos numerosos e curtos tricomas (pêlos). As hastes que sustentam as flores são eretas e longas, muito hirsutas também.

ópio

Ao se fazer cortes na cápsula da papoula, quando ainda verde, obtém-se um suco leitoso, o ópio (a palavra ópio em grego quer dizer suco). Quando seco este suco passa a se chamar pó de ópio.

As pétalas são consumidas cruas, em saladas e as sementes, servem como condimento em receitas (assemelham-se com o sabor das nozes) ou como cobertura de pães e bolos, e são muito nutritivas.

Os antigos colonizadores chamavam-na de papoilas, pois com elas se pareciam. Até hoje, principalmente no Norte e Nordeste o hibisco é chamado de papoula. Já no Leste e Sudeste é chamado de mimo-de-vênus ou simplesmente mimo. "

Esse provoca euforia, dependência física, seguida de decadência física e intelectual. Os efeitos físicos decorrentes da utilização do ópio são: náuseas, vômitos, ansiedade, tonturas e falta de ar. O efeito dura de três a quatro horas.

Com permissão estadual, vale até comercializar a droga. Além da maconha, que é uma das poucas drogas permitidas nos demais países do globo, Bangladesh permite o uso de ópio – um suco espesso extraído dos frutos imaturos de várias espécies de papoulas soníferas, utilizado como narcótico.

Papaver somniferum

O ópio, substância original desse grupo farmacológico, é extraído da papoula, nome popular do Papaver somniferum, uma das muitas espécies da família das Papaveráceas, que se caracteriza por apresentar folhas solitárias e frutos capsulados.

A Papoula é uma planta tóxica, possui um círculo de látex branco em sua volta e apenas as sementes podem ser consumidas quando maduras. É a partir desse látex das cápsulas do fruto que o ópio é produzido, antes da maturação da planta.

A Papoula é uma planta da Família das Papaveráceas, e a sua espécie mais conhecida, a Papaver somniferum, é aquela popularmente chamada de Dormideira. É uma herbácea anual com propriedades alimentares, oleaginosas e medicinais. Essa planta tem um caule alto e ramificado, com folhas ovaladas.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), só "o cultivo da papoula (Papaver somniferum L.) é proibido" porque "dá origem a entorpecentes, como heroína e ópio".

A papoila ou papoula é originária da Ásia e alguns países proíbem seu cultivo, pois as flores contêm substâncias que podem causar dependência.

A História: A papoula é uma flor inodora, ou seja, não possui cheiro.