Que cor de roupa a mãe deve usar no batizado?

Perguntado por: slopes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Apesar de não haver uma restrição referente a isso, observando a maioria dos batizados e sabendo que aquele momento é o momento que você está entregando a vida do seu filho para Deus, o mais aconselhável é o uso de cores neutras e até mesmo em tons bem claros.

A roupa precisa estar confortável e não ser nem muito quente e nem muito fresquinha. Tecidos muito pesados acabam por aumentar a temperatura corporal do bebê e por isso devem ser evitados. A aposta é no algodão, nas sedas e nas rendas. Cuidado com elásticos apertados e detalhes que podem incomodar.

Muitas mães preferem combinar com o look dos pequenos e utilizar roupas brancas seja vestido, saia ou mesmo um look social durante o batizado. Essa é uma ótima opção, apesar de não ser a regra. Além do branco, cores como nude, bege, creme, rosa claro e outros tons pastéis, também são bem-vindos.

“No momento do batizado, a madrinha segura a criança e o padrinho fica ao lado. E, após o ritual, o padrinho entrega simbolicamente uma vela acesa à criança, dizendo: 'Recebe a luz de Cristo'.

Bíblias, terços, pequenos santinhos em porcelana ou pingentes com o crucifixo são presentes muito bem-vindos na hora do batizado. Nunca se esqueça, qualquer presente que você dará para seu afilhado será de extremo significado e importância, contanto que você esteja dando com carinho e totalmente de coração.

Bege, branco, creme, canela, marrom, chumbo, cinza, marfim e preto são os tons mais em alta e que são os mais aconselhados para se usar em um batismo, pois eles são praticamente um coringa, combinam com qualquer outra cor e trazem uma sensação de paz tranquilidade e delicadeza tudo que um batizado.

O branco é desde sempre a cor associada à pureza. No contexto do batismo, além do significado tradicional, as vestes brancas simbolizam a nova vida da qual o batizado é revertido.

Assim como uma festa de noivado ou casamento, o batizado deve ter convites personalizados, cardápio, bolo de festa, decoração especial e lembrancinhas para os convidados.

Quando a pergunta é sobre qual a melhor roupa para ir a um batizado que o pai deve usar, uma camisa social com uma calça de alfaiataria não tem erro. Mas para quem tem um estilo mais esportivo, pode optar por um jeans escuro combinando com um paletó. Como já foi dito, é preciso usar o bom senso.

Geralmente quem paga a roupa de batismo (ou batizado), sapatinho, roupa interior, as lembrancinhas e o kit batismo são os padrinhos. Quem escolhe a roupa são os pais, os padrinhos poderão acompanhar no dia da compra e efetuar o pagamento. Porém isso não é regra, tudo pode ser conversado.

Não há uma idade determinada para o batismo. A Igreja Católica recomenda que seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e pode atrapalhar a cerimônia.

Quando alguém quer colocar alguma menina nova como madrinha e não pode por causa da idade, dá ela uma toalhinha pra ela secar a cabecinha do bebê depois do batismo, e aí ela era considerada a madrinha da toalha (uma forma carinhosa de amadrinhar), quando colocava uma toalhinha no bebê depois de secar a cabecinha.

Padrinhos precisa ser um casal (homem e mulher) ou pode-se chamar 2 pessoas do mesmo sexo, como duas irmãs, por exemplo? Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân. 873).

É fundamental que os padrinhos sejam católicos. Eles podem ser casados na Igreja Católica ou solteiros e participantes da vida da Igreja. Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.