Que roupa usar para ir a um batizado?

Perguntado por: upires . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

rosa bebe, azul claro, cinza e bege são as melhores opções. Continue tendo o mesmo cuidado com cores também na hora de selecionar bijuterias e sapatos. Não existe diferença entre roupa de batizado masculino ou feminino, então você pode usar azul no batizado de meninas.

O traje ideal nesse momento é o chamado Esporte, que já falamos aqui. Esqueça decotões, roupas muito curtas ou super coladas, por mais jovem que sejam os pais, padrinhos e convidados. Provavelmente não será uma cerimônia exclusiva e esses trajes não são adequados à templos, igrejas ou locais do tipo.

Quem são os responsáveis por isso? Primeiramente, levando em consideração a tradição, os padrinhos sempre foram os principais selecionados para esse tipo de compra. Porém, nos dias de hoje, esse tipo de padronização vem mudando bastante, onde isso não é unicamente e exclusivamente função dos padrinhos.

Segundo as tradições da igreja católica, eles serão os responsáveis por cuidar e garantir que a criança percorra os caminhos da fé. A roupa do bebê: Outra tradição diz que a madrinha fica responsável por presentear o bebê com a roupa de batismo, mas, primeiramente, isso deve ser acordado com a mãe.

No que diz respeito à cor, não há nenhuma regra concreta a este respeito, embora as cores suaves sejam a opção mais comum entre a maior parte das mães e marinhas. Pessoalmente, acho que tons muito escuros, como o preto ou o azul marinho (sobretudo em cerimónias de primavera-verão), devem ser evitados.

A igreja católica dita que a roupa do bebê — o mandrião, nesse caso — deve ser de cor branca. No entanto, nos últimos anos, algumas igrejas têm permitido outros tons, como o bege e demais cores pastéis. A dica é sempre ter bom senso e optar pelo branco ou tons neutros.

Apesar de não haver uma restrição referente a isso, observando a maioria dos batizados e sabendo que aquele momento é o momento que você está entregando a vida do seu filho para Deus, o mais aconselhável é o uso de cores neutras e até mesmo em tons bem claros.

O nascimento de um bebê é um momento de celebração e renovação familiar, e o batizado é o ritual religioso que caracteriza o primeiro sacramento da Igreja Católica. Quando somos convidadas para esta cerimônia, é de praxe levarmos um presente para o novo membro da família.

“No momento do batizado, a madrinha segura a criança e o padrinho fica ao lado. E, após o ritual, o padrinho entrega simbolicamente uma vela acesa à criança, dizendo: 'Recebe a luz de Cristo'. Essa vela grande é o Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo.”

Conclusão. A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança.

Quanto a quem deve pagar a conta do restaurante, a regra é que quem convida, paga. No entanto, é possível combinar previamente a divisão dos valores com os membros da família, pedindo contribuições dos avós, padrinhos, etc.

Se a celebração do batizado terminar perto da hora do almoço, o ideal é que seja servida uma refeição na casa dos pais ou de um parente cuja casa acomode melhor as pessoas. Às vezes são os padrinhos ou os avós que oferecem o almoço.

Bíblias, terços, pequenos santinhos em porcelana ou pingentes com o crucifixo são presentes muito bem-vindos na hora do batizado. Nunca se esqueça, qualquer presente que você dará para seu afilhado será de extremo significado e importância, contanto que você esteja dando com carinho e totalmente de coração.

Não há uma idade determinada para o batismo. A Igreja Católica recomenda que seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e pode atrapalhar a cerimônia.

Você pode recusar o convite para ser padrinho ou madrinha de casamento, se não se sentir confortável com isso.. Existem muitos motivos para isso (fator financeiro, data incompatível ou até mesmo falta de afinidade com o casal de noivos).

Geralmente, se escolhe uma madrinha e um padrinho que podem, ou não, ser casados entre si. No entanto, em alguns casos, a pessoa deseja escolher duas madrinhas ou dois padrinhos.