Quem tem que dar a roupa do batizado?

Perguntado por: lgonzaga . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Outra tradição diz que a madrinha fica responsável por presentear o bebê com a roupa de batismo, mas, primeiramente, isso deve ser acordado com a mãe.

A igreja católica dita que a roupa do bebê — o mandrião, nesse caso — deve ser de cor branca. No entanto, nos últimos anos, algumas igrejas têm permitido outros tons, como o bege e demais cores pastéis. A dica é sempre ter bom senso e optar pelo branco ou tons neutros.

Apesar de não haver uma restrição referente a isso, observando a maioria dos batizados e sabendo que aquele momento é o momento que você está entregando a vida do seu filho para Deus, o mais aconselhável é o uso de cores neutras e até mesmo em tons bem claros.

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.

Quantos padrinhos podemos convidar? Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân.

O responsável por ficar o tempo todo segurando a vela para batizado é o padrinho, enquanto é de responsabilidade da madrinha segurar o bebê. Ao final da cerimônia de batizado, simbolicamente o padrinho faz a entrega da vela acesa para a criança, representando a luz de Cristo, como já mencionamos.

Geralmente quem paga a roupa de batismo (ou batizado), sapatinho, roupa interior, as lembrancinhas e o kit batismo são os padrinhos. Quem escolhe a roupa são os pais, os padrinhos poderão acompanhar no dia da compra e efetuar o pagamento. Porém isso não é regra, tudo pode ser conversado.

Outros rituais do batismo entre as religiões cristãs
A criança é apresentada pelos pais, geralmente acompanhada por padrinhos. O celebrante, então, pergunta: “Que nome vocês escolheram para a criança?” Os pais respondem e assumem o compromisso de educá-la no amor de Deus e no amor ao próximo.

No que diz respeito à cor, não há nenhuma regra concreta a este respeito, embora as cores suaves sejam a opção mais comum entre a maior parte das mães e marinhas. Pessoalmente, acho que tons muito escuros, como o preto ou o azul marinho (sobretudo em cerimónias de primavera-verão), devem ser evitados.

Se for usar vestido ou saia o tamanho correto é na altura do joelho ou abaixo. Acima do joelho não é conveniente e pode ser desconfortável para sentar ou pegar a criança. Não exagere na maquiagem, normalmente os batizados acontecem pela manhã e nesses casos nunca é apropriado usar maquiagens carregadas.

Além disso, não se deve usar roupas muito justas, ou seja, o ideal é uma roupa que não seja sensual, afinal esse não é o local para isso. Se você for homem, saiba que a recomendação é procurar o uso de calças em tons escuros, como preto e azul marinho.

Muitas mães preferem combinar com o look dos pequenos e utilizar roupas brancas seja vestido, saia ou mesmo um look social durante o batizado. Essa é uma ótima opção, apesar de não ser a regra. Além do branco, cores como nude, bege, creme, rosa claro e outros tons pastéis, também são bem-vindos.

Bege, branco, creme, canela, marrom, chumbo, cinza, marfim e preto são os tons mais em alta e que são os mais aconselhados para se usar em um batismo, pois eles são praticamente um coringa, combinam com qualquer outra cor e trazem uma sensação de paz tranquilidade e delicadeza tudo que um batizado.

Padrinhos precisa ser um casal (homem e mulher) ou pode-se chamar 2 pessoas do mesmo sexo, como duas irmãs, por exemplo? Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân. 873).

Geralmente, se escolhe uma madrinha e um padrinho que podem, ou não, ser casados entre si. No entanto, em alguns casos, a pessoa deseja escolher duas madrinhas ou dois padrinhos.

Conclusão. A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança.

Além dos padrinhos de Apresentação, de Vela e de Batismo, há ainda três outros tipos a serem aqui mencionados. São eles os Padrinhos Santos, os Padrinhos de Crisma e os Padrinhos de Fogueira.

Padrinhos de consagração são aqueles que assumem, durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou a Deus, rezar por ela, estar ao seu lado espiritualmente e ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” – só que espiritual.