Que doença Juliette descobriu?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

aneurisma

Juliette Freire desabafou sobre o aneurisma que descobriu em 2021, pouco tempo depois de sair campeã do BBB 21.

O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial. A pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo, a partir de fatores como hipertensão (não controlada com medicamentos), tabagismo ou traumatismo (golpes ou ferimentos penetrantes). Sintomas: Aneurismas pequenos costumam ser assintomáticos.

Por mais que as causas exatas do aneurisma de aorta abdominal não sejam claras, há alguns fatores de risco associados a essa condição: Idade superior a 50 anos. Fuma ou tem histórico de tabagismo. Artérias entupidas (aterosclerose)

A ruptura de um aneurisma da aorta requer intervenção imediata, pois há risco à vida. As principais causas do aneurisma da aorta estão associadas à aterosclerose. Os fatores de risco são os mesmos da doença coronariana: fumo, diabetes, hipertensão, colesterol e história familiar.

Sem irrigação o aneurisma murcha e desaparece, no caso de ter rompido ele cicatriza e desaparece.

Dependendo do local que ele se encontra, pode comprimir estruturas próximas ao cérebro e causar alguns sintomas, como visão dupla, perda da visão, dor de cabeça, nos olhos, no pescoço, náuseas e vômitos, perda da consciência, confusão, fotofobia ou convulsões.

“A mortalidade, quando há ruptura de um aneurisma, pode chegar a 50% instantaneamente; 50% dos que sobrevivem e chegam ao hospital podem morrer nos primeiros dias. É uma situação dramática e gravíssima, que justifica ações rápidas e precoces para diagnóstico e tratamento”, alerta o neurocirurgião.

A atriz de 35 anos chegou a dizer que "perdeu" parte do seu cérebro por conta da doença, considerada grave e silenciosa. Em março deste ano, a cantora e ex-BBB Juliette também contou ter descoberto um aneurisma.

O exame de angiotomografia tridimensional possui baixo risco, sendo melhor utilizada na detecção dos aneurismas com diâmetro maior que 3mm. Possui algumas limitações, como os aneurismas muito pequenos <3mm aneurismas da carótida cavernosa e da circulação posterior, como também a não realização do exame dinâmico.

Como prevenir o Aneurisma Cerebral?

  1. Mantenha um peso ideal;
  2. Adote uma alimentação saudável.
  3. Faça exercícios físicos regulares;
  4. Não fume;
  5. Reduza o consumo de álcool;
  6. Controle o estresse;
  7. Não pare ou mude seu tratamento sem orientação médica.

Diagnóstico dos aneurismas cerebrais
As imagens neurológicas podem detectar aneurismas incidentalmente. O diagnóstico dos aneurismas requer angiografia ou angiografia por TC ou angiografia por ressonância magnética. Se houver suspeita de aneurisma micótico, devem-se obter hemoculturas bacterianas e fúngicas.

O aneurisma pode causar dor, normalmente uma dor profunda e penetrante, principalmente nas costas. A dor pode ser intensa e, muitas vezes, extrema, caso haja vazamento no aneurisma.

O mais preocupante é que os sintomas do crescimento do aneurisma da aorta abdominal são muito discretos, quase imperceptíveis, tornando esta enfermidade muito perigosa, por só ser notada quando há o seu rompimento, que pode levar à morte. É importante conhecer e estar atento a esses sintomas, pois pode salvar sua vida!

Quando o aneurisma é maior o paciente sente uma massa pulsátil no abdome, muitas vezes com a sensação de que "o coração está na barriga". O aneurisma gera dor local quando se rompe ou está em iminência de rotura, e isto significa uma emergência cirúrgica.

Continuar lendo Que doença Juliette?