Que tipo de faixa não pode estacionar?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

A faixa junto à guia da calçada indica que é não é permitido estacionar no local. Essa faixa é um reforço para a placa de regulamentação ou outro fator proibitivo, como esquinas ou guia rebaixada.

Conforme o agente de fiscalização de trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Marcelo de Almeida, a faixa amarela pintada junto à guia da calçada indica que não é permitido estacionar naquele local, contudo, a proibição só vale se vier acompanhada da sinalização de regulamentação ...

Não existindo placa que regulamente ou proíba o estacionamento, não é proibido o estacionamento do lado esquerdo na via de sentido único (exceto rodovias). Logo, se não tiver sinalização, em uma via de mão única pode-se estacionar de qualquer lado. Se houver sinalização, apenas no permitido.

A faixa amarela pintada junto à guia da calçada indica que não é permitido estacionar naquele local, contudo, a proibição só vale se vier acompanhada da placa de Proibido Estacionar.

Cor amarela: separa pistas com sentidos opostos; Cor branca: separa vias de mesmo sentido.

Quando o lutador chega à faixa preta, ele passa a evoluir em graus, denominados dan, de forma crescente. No judô, a faixa branca é o oitavo kyu e é seguida pela cinza, usada apenas por menores de 11 anos, a azul, a amarela, a laranja, a verde, a roxa ou violeta, a marrom e a preta.

Vários motoristas se enganam ao pensar que somente o meio-fio amarelo regulamenta a proibição de estacionamento. Na verdade, a pintura no meio-fio é uma sinalização de apoio para a placa sinalização vertical. Se o quarteirão tiver até 60 metros, a placa que estiver implantada no eixo vale para todo o quarteirão.

A partir dos 16 anos de idade: Se você for Faixa Branca, você vai permanecer na faixa branca. Se você for Faixa Cinza, amarela ou laranja, você passa automaticamente para faixa azul. Se você for Faixa Verde, você pode se tornar um faixa azul ou um faixa roxa de acordo com o critério do seu professor.

A pintura dos meios-fios na cor azul, serve como alerta para a sinalização das placas já existentes nos locais, mas não haverá cobrança de estacionamento.

Em cidades grandes como as americanas a calçada praticamente estava no mesmo nível das ruas. Com isso, as autoridades pintaram o meio-fio para servir de guia para os novos motoristas, assim, não subissem nas calçadas que passaram a ser o local mais apropriado para pessoas circularem em segurança.

PARADA – imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros. ESTACIONAMENTO – imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.

Sendo pública a via, qualquer condutor pode estacionar seu veículo onde houver vaga disponível, desde que respeite as normas de estacionamento contidas no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro”, esclarece.

De acordo com o Art. 47 do CTB, mesmo que seja proibido o estacionamento na via, a parada poderá ocorrer, desde que restrinja-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, e que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.

As faixas zebradas servem para orientar o fluxo de automóveis e podem ser nas cores branca, significando que o fluxo é no mesmo sentido, ou amarela, indicando sentido oposto. Utilizar a área dos postos de gasolina como desvio também resulta em penalidade semelhante a passar por cima da faixa zebrada ou da calçada.

O diretor da secretaria de Trânsito esclarece que a faixa amarela pintada junto à guia da calçada indica a proibição de estacionar naquele local. Contudo, a proibição só vale se vier acompanhada de outro tipo de advertência, como uma placa.

A pintura amarela no meio-fio (guia de calçada) era uma determinação da extinta resolução nº 666/86 do CONTRAN, que definia as normas das marcas viárias e dispositivos auxiliares a sinalização de trânsito, do antigo Código Nacional de Trânsito (CNT).

LFO-3 (Linha Dupla Contínua): A faixa dupla amarela contínua é utilizada para separar vias de sentido opostos. Neste caso, por as duas linhas serem contínuas, é proibido a ultrapassagem nos dois sentidos da via.

Faixa Branca: Linhas de divisão de fluxos de mesmo sentido, ou seja, indica como o condutor deve conduzir e se comportar no trânsito quando há fluxo de veículos no mesmo sentido. Simples contínua: não permite ultrapassagem e transposição de faixa de trânsito pelo condutor do veículo.