Quem capta a informação visual e o cérebro?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

O olho capta a imagem, que chega invertida ao centro visual da retina. Para chegar ao cérebro, ela será convertida em impulso elétrico pelos cones e os bastonetes, que estão ligados a células nervosas.

A retina contém um composto químico chamado rodopsina. Ela é a responsável por converter a luz nos impulsos elétricos que o cérebro interpreta como visão. As fibras nervosas da retina juntam-se na parte posterior do olho e formam o nervo ótico, que conduz os impulsos elétricos ao cérebro.

Localizada na parte interna do olho, a retina seria o filme fotográfico, onde a imagem se reproduz. A pupila funciona como o diafragma da máquina, controlando a quantidade de luz que entre no olho.

O processamento visual começa na retina. Os axônios das células ganglionares da retina, os neurônios de projeção da retina, formam o nervo ópticos, que se estende e cruza a linha media no ponto chamado quiasma óptico.

Visão. Os olhos possuem células fotorreceptoras, isto é, capazes de captar estímulos luminosos, produzindo estímulos nervosos transmitidos ao sistema nervoso central. Estas células se situam na retina, uma camada de revestimento interno do olho, e são de dois tipos: bastonetes e cones.

O hipocampo está envolvido na formação de novas memórias e também está associado ao aprendizado e às emoções. O hipocampo desempenha um papel crítico na formação, organização e armazenamento de novas memórias, além de conectar certas sensações e emoções à essas memórias.

O córtex cerebral é organizado em múltiplas áreas funcionais motoras, sensitivas e de associação. Ele está relacionado a uma ampla gama de funções, incluindo a percepção das informações sensitivas, o planejamento e a iniciação das atividades motoras.

Além de estabelecer o equilíbrio corporal, o cerebelo recebe o estímulo de músculos e tendões e tem a função de controlar as atividades motoras, mantendo o tônus muscular (estado semicontraído em que o músculo permanece para responder aos estímulos mais rapidamente).

Diencéfalo: Tálamo e Hipotálamo
O tálamo é composto de muitos corpos celulares tal como a substância cinzenta dos hemisférios cerebrais. É responsável pela recepção das mensagens sensoriais, atuando na transmissão delas ao córtex. Está também envolvido com a regulação do estado de atenção e consciência.

A luz passa através da córnea, para dentro da pupila e através do cristalino. A córnea e o cristalino ajustam-se à luz (refratam) para que a retina foque. Os fotorrecetores na retina convertem a luz em impulsos elétricos. Os impulsos elétricos atravessam o nervo ótico até ao cérebro.

Os bastonetes são células sensoriais capazes de captar imagens mesmo com pouca luminosidade, sendo extremamente sensíveis à luz.

A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.

Percepção da luz é responsável pela formação de imagens e pela regulação do ciclo circadiano. As células responsáveis por captar a luz que chega até a retina são chamadas de fotorreceptoras. Depois de captada, as células enviam um impulso nervoso para o cérebro com informações que permitem o reconhecimento de imagens.

A informação sensorial chega ao Sistema Nervoso Central através dos Nervos Periféricos e é conduzida imediatamente para o sistema nervoso central, passando pela medula espinhal, tronco encefálico, cerebelo, tálamo, e por fim em áreas sensitivas do córtex cerebral.

Ocorre pela formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Tais conexões são ligadas por pontos chamados sinapses. Quando captamos informações através dos órgãos visuais elas são encaminhadas para diferentes partes do córtex visual.

A percepção visual é um processo que começa em nossos olhos: Foto-recepção: Os raios de luz alcançam nossos alunos e ativam as células receptoras da retina. Transmissão e processamento básico: Os sinais criados por essas células são transmitidos através do nervo ótico ao cérebro.

A visão é captada pelos nossos olhos, onde há a presença de fotorreceptores capazes de responder a estímulos luminosos. Esses receptores estão localizados mais precisamente na retina e podem ser classificados em bastonetes e cones. Os bastonetes são sensíveis à luz, mas não são capazes de perceber as cores.