Quem criou a regra da mão direita?

Perguntado por: icosta6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

André Marie Ampère

Por volta de 1826, o físico francês André Marie Ampère identificou o sentido das linhas do campo magnético e criou a regra da mão direita para o sentido convencional da corrente elétrica.

André-Marie Ampère

A Lei de Ampère consiste na dedução matemática do campo magnético emitido por um fio eletricamente carregado. André-Marie Ampère, físico francês, deu continuidade aos estudos de Oersted (que descobriu a existência do campo) e o colocou em termos aplicáveis, desenvolvendo melhor o conceito.

A descoberta de Ampère. Em 1820, Hans Christian Ørsted observou que um longo fio, próximo a uma bússola, alterava a orientação da agulha da bússola (que é naturalmente ao longo do meridiano terrestre local), sempre que uma corrente atravessava o fio.

A Lei de Faraday ou Lei de Indução Eletromagnética, enuncia que quando houver variação do fluxo magnético através de um circuito, surgirá nele uma força eletromotriz induzida. Essa lei foi estabelecida por Michael Faraday, em 1831, a partir da descoberta do fenômeno da indução eletromagnética.

Heinrich Friedrich Emil Lenz, físico russo, pesquisou sobre a condutividade de vários materiais sujeitos a correntes elétricas, o efeito da temperatura sobre a aquela e recebeu crédito pela descoberta da reversibilidade das máquinas elétricas.

Regra da Mão Esquerda
O dedo polegar representa o sentido da força magnética (F). Já o dedo indicador representa o campo magnético (B), ou seja, o sentido da corrente elétrica. O dedo médio indica o sentido da velocidade (v).

Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

A força magnética é resultado da interação entre dois corpos dotados de propriedades magnéticas, como ímãs ou cargas elétricas em movimento. A força magnética, ou força de Lorentz, é resultado da interação entre dois corpos dotados de propriedades magnéticas, como ímãs ou cargas elétricas em movimento.

O primeiro enunciado, criado por Faraday em 1831, também pode ser chamado de Lei da Indução Eletromagnética. Nesse conceito, a variação do fluxo magnético em um circuito, faz com que surja uma corrente elétrica nessa região, como será melhor discutido nos tópicos a seguir.

George Simon Ohm

O que fala a 2ª Lei de Ohm? A Segunda Lei de Ohm, assim como a Primeira, foi criada pelo físico e matemático George Simon Ohm, quando ele ainda era estudante na Universidade de Erlangen, na Bavária. Ele fez experimentos com as principais grandezas elétricas: corrente, tensão, resistência e resistividade.

A 1ª lei de Ohm determina que a diferença de potencial entre dois pontos de um resistor é proporcional à corrente elétrica que é estabelecida nele. Além disso, de acordo com essa lei, a razão entre o potencial elétrico e a corrente elétrica é sempre constante para resistores ôhmicos.

Em 1296, Pierre de Maricourt, engenheiro militar francês, em uma carta a um de seus colegas, descreveu a maioria das experiências elementares sobre magnetismo. Foi ele que denominou de pólo norte e pólo sul as extremidades de um ímã, baseando-se na orientação natural da bússola.

Os amperes são representados pela letra A e utilizados para medir a corrente elétrica. Essa corrente é um fluxo ordenado de partículas que possuem carga ou o deslocamento dessa carga dentro de um condutor.

Significado de Volt [V]
2ª definição: Volt equivale à diferença de potencial existente entre dois pontos de um condutor quando, ao transportar 1 (um) Coulomb (C) entre os mesmos, é transmitido 1 (um) Joule (J) de energia.

A Primeira Lei de Faraday aponta que "a massa de um elemento, depositada durante o processo de eletrólise, é diretamente proporcional à quantidade de eletricidade que atravessa a célula eletrolítica". Na equação, Q representa a carga elétrica medida em coulombs (C).

Lei de Lenz é uma generalização da lei da indução eletromagnética de Faraday, de acordo com ela, a força eletromotriz induzida sempre se opõe a variações de fluxo magnético. A lei de Lenz é uma generalização da lei de Faraday, que descreve o fenômeno da indução eletromagnética.

Foi um experimento conduzido por Michael Faraday para demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora (o que é fácil de provar com a Lei de Gauss), como exemplo podemos citar o ...

Designa-se por autoindução o efeito produzido por uma corrente de intensidade variável no tempo sobre o próprio condutor por onde circula. Ao variar a corrente, varia o campo magnético em volta do condutor, o que provoca no mesmo uma corrente induzida que se opõem à variação da primeira.