Quem é dona 7 encruzilhada?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Pomba gira das 7 encruzilhadas (entidade da Umbanda e também cultivada e cultuado no candomblé) foi uma Rainha no seu tempo na terra, diz a história ter sido ela uma linda cortesã que amarrou o coração de um Rei Francês que a tornou Rainha. Passou-se alguns anos e o Rei veio a falecer.

'Dona Sete' é a forma como algumas Pomba-Giras se denominam. Ela é a Rainha que domina as Encruzilhadas, as Catacumbas, as Covas, as Marés, as Almas. Dona Sete se apresenta como uma mulher de meia idade, muito reservada, educada, inteligente e culta.

Também tem a encruzilhada em T onde são feitas as entregas para Pomba-gira. As encruzilhadas também são chamadas de fêmea, em formato de T para Pomba-giras, macho, em formato de cruz para Exus e Exus Mirins e mista, quando pode se oferecer tanto a exu como a pomba-gira.

Salve pomba gira maria mulambo, salve suas sete saias. Maria Padilha arrepiada e todas as outras da falange, salve sete saias, amiga, mulher de sete exus defensora de todos os seres. Salve sete saias minha boa e gloriosa princesa, conheço tua força e teu poder, e peço que atenda o meu pedido.

As mais conhecidas são Pombagira Rainha, Maria Padilha, Pombagira Sete Saias, Maria Molambo, Pomba Gira da Calunga, Pombagira Cigana, Pombagira do Cruzeiro, Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros, Pombagira das Almas, Pombagira Maria Quitéria, Pombagira Dama da Noite, Pombagira Menina, Pombagira Mirongueira e Pombagira ...

Características do Orixá:
Para os yorubás, Exu comanda junto com Oxum o jogo de búzios. Exu é ligado à procriação por isso usa o ógó (pequeno bastão de forma fálica). Exu é quem permite que se possa extrair prazer do amor. Número: 7- odù òdí.

Exu das Sete Encruzilhadas na Umbanda É um exu que trabalha diretamente ligado ao Exu Rei, as linhas de comando e evolução dos Exus. Todo Exu possui a sua missão própria, que é atuar numa falange com um determinado trabalho voltado à humanidade, e outra missão que desempenha para com os médiuns.

Exu no imaginário umbandista é a entidade que guardeia os caminhos, manipula energias e movimenta as forças sobrenaturais, cortando e desfazendo demandas.

Caboclo das Sete Encruzilhadas é uma entidade pertencente à linha dos Caboclos de Umbanda, que segundo a crença da religião, foi incorporada pelo médium Zélio Fernandino de Morais, e que teria orientado espiritualmente a fundação da Umbanda.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro".

Maria Padilha

No começo, Maria Padilha era apenas um nome nas fórmulas mágicas das feiticeiras da Europa. Mas no Brasil, com o passar do tempo, foi-se criando o ambiente certo para que ela se mostrasse em toda a sua glória.

Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.

Seus protegidos. Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas". Ao morrer, segundo a Umbanda, essas mulheres se transformam em entidades espirituais que retornam para evoluir ajudando os outros.

Essa entidade manifesta significados como altivez, sedução, sensualidade, vaidade, luxo e liberdade de expressão. Seus símbolos são o pássaro, o tridente, a lua, o sol, a chave e o coração. Sua guia, geralmente, é composta de contas pretas e vermelhas.