Quem é o artista renascentista tinha como fonte de inspiração?

Perguntado por: onogueira8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Qual era a fonte de inspiração dos artistas renascentistas? A principal fonte de inspiração do movimento renascentista foi a antiga cultura greco-romana, chamada de Cultura clássica. As pessoas viviam nas cidades e observavam os padrões antigos, os monumentos, as ruínas e tantas coisas mais.

A fonte de inspiração do Renascimento foi a cultura Greco-Romana, tendo vindo, portanto, da Grécia Clássica e do Império Romano.

Na escultura, pintura e arquitetura, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Donatello e Sandro Botticelli foram os principais nomes.

O que mais interessou aos pintores impressionistas foi a captação momentânea da luz na atmosfera e sua influência nas cores. Já não existiam a linha, ou os contornos, nem tampouco a perspectiva, a não ser a que lhes fornecia a disposição da luz.

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.

Os artistas renascentistas buscam representar a figura humana em relações matemáticas em que as proporções do corpo humano são estudadas e seguidas na criação de esculturas (FERRARI, 2018, p. 74).

Os artistas do Art Nouveau apostavam em um estilo floreado, inspirado na natureza. As linhas curvas, irregulares e assimétricas, mosaicos e formas como folhagens, flores e animais são outras características do movimento.

O inconsciente começou a ser estudado por Sigmund Freud no livro A interpretação dos sonhos, de 1900, sendo considerado a primeira fonte de inspiração para os artistas surrealistas.

Os artistas do renascimento se preocupavam em apresentar o homem como centro do Universo (antropocentrismo) e a relação que ele estabelecia com a natureza. Valorizavam a harmonia e o equilíbrio, elementos considerados importantes durante a antiguidade clássica.

  • Leonardo da Vinci
  • Michelangelo
  • Rafael
  • Donatello
  • Sandro Botticelli
  • Filippo Brunelleschi

Leonardo da Vinci

1. Leonardo da Vinci (1452-1519) Leonardo da Vinci pode ser considerado o mais célebre artista do renascimento italiano. Foi o que se chama de polímato, uma pessoa com diversas habilidades e conhecimentos em campos variados da arte e da ciência.

O período chamado de Renascimento ou Renascentismo é um termo usado para identificar, nos séculos XIV e XVII, a história da arte e da sociedade na Europa. Pode, também, ser chamado de arte renascentista. Esse período artístico foi marcado por mudanças em diferentes áreas, na pintura, arquitetura e música.

As principais inspirações dos artistas populares ou naifs são tudo aquilo que está ao redor dele, pode ser uma cultura, pode ser uma música ou som dos pássaros, pode ser a paisagem regional e também a vida cotidiana dos espaços onde eles possuem um forte vínculo.

O artista Henry Flynt usou o termo “Arte Conceito” pela primeira vez no ano de 1963. E Flynt definiu esse movimento como uma arte em que a linguagem principal é o material.

A arte e a natureza compartilham uma relação profunda e duradoura, na qual ambas se influenciam e se inspiram mutuamente. Essa conexão tem sido explorada ao longo da história da arte, com artistas de diferentes épocas e estilos retratando e celebrando o mundo natural em suas obras.

Os artistas impressionistas mais conhecidos são os franceses Monet, Degas, Manet e Renoir. Impressão, nascer do sol, de 1872, foi a tela de Claude Monet que deu nome ao movimento.

Vincent van Gogh

O artista pós-impressionista mais famoso é o pintor holandês Vincent van Gogh.

O expressionismo é um movimento artístico que se opõe ao impressionismo e defende a perda do controle consciente no ato da criação para que a realidade seja transformada pela expressão (visão) particular do artista.