Quem entra primeiro a noiva ou a daminha de honra?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Elas sempre virão após os padrinhos, na sequência do pajem e da dama de honra, e logo depois a florista preparando a entrada para, finalmente, a tão aguardada noiva.

Cortejo de casamento: tire todas as suas dúvidas sobre a ordem de entrada!

  1. Convidados. ...
  2. Noivo e mãe. ...
  3. Mãe da noiva e o pai do noivo (ou representantes) ...
  4. Padrinhos e madrinhas. ...
  5. Pajens e daminhas. ...
  6. O momento mais esperado do cortejo de casamento: a entrada da noiva!

Geralmente, ela é a última do cortejo a entrar antes da noiva. Mas também pode entrar na hora das alianças. Caso tenha mais daminhas, cabe aos noivos junto à assessora combinarem qual é a melhor estratégia.

As damas de honra ou, como são carinhosamente chamadas, as daminhas, são as meninas que entram na hora das alianças. Elas carregam o par de joias para entregar ao celebrante no altar ou acompanham o pajem. Em alguns casos, os casais optam por apenas o pajem ter essa função. Tudo fica a critério do casl.

O papel da daminha de casamento: as daminhas podem entrar antes ou após a noiva e, junto com o pajem (ou não), leva as alianças. Essa fofura costuma usar um vestido parecido com o da noiva.

os meninos (pajens) são os encarregados de levar as alianças. Mas essa ordem não é regra, existem noivas que optam por deixar as alianças com as daminhas. Isso irá depender da intimidade e quantidade de pajens e daminhas no grande dia.

O pajem carrega as alianças, e a daminha pode entrar com um buquê com flores delicadas ou um buquê de doces, como o marshmallow e balas de goma, para ela distribuir para os convidados depois da cerimônia.

Os noivos geralmente escolhem a quantidade e as tarefas de cada criança de acordo com o que desejam. Mas caso tenha dúvidas, que tal se basear no tradicional? Duas daminhas jogando flores antes da entrada da noiva. Daminha e pajem; duas daminhas; dois pajens (você escolhe) com as alianças.

De acordo com a tradição o corsage é dado para as madrinhas e simbolizam que as pessoas ali escolhidas são pessoas queridas e estimadas pela noiva. Além das madrinhas esse acessório pode seu usado pela mãe dos noivos e as daminhas.

1) Entrada das alianças
Por tradição, daminhas e pajens costumam ter a importante função de levar as alianças até o celebrante do casamento.

O vestido dama de honra precisa levar em conta a paleta de cores escolhida para a decoração. Ele não necessita ser da mesma cor (para que elas não fiquem “misturadas”), mas também não pode estar totalmente destoante. Caso opte pelo branco, lembre-se de trazer alguns detalhes coloridos.

No Brasil as damas de honra são aquelas que levam as alianças. Como de costume da nossa cultura, na maioria das vezes elas são crianças, por isso terão o papel no grande dia, mas dificilmente poderão ajudar nos preparativos e questões práticas. Mas isso não quer dizer que têm menos importância.

Quem leva as alianças é o pajem.
Ao chegar, ele as entrega ao noivo que irá colocá-las sobre o altar. A daminha leva um pequeno buquê ou uma cestinha de flores. Quando não houver um pajem, o noivo deverá levar a caixinha com as alianças no bolso direito do paletó.

O momento de entrada das daminhas, pajens e floristas, apesar de terem algumas sequências tradicionais, pode ser de acordo com o desejo da noiva e do noivo. Em alguns casamentos, o cortejo infantil, pode entrar antes da noiva e em outros casamentos podem entrar após a noiva, carregando as alianças, por exemplo.

No que diz respeito às alianças, estas devem colocar-se no dedo anelar esquerdo. Quem as entrega ao sacerdote é a dama de honra o pagem ou o padrinho. Em relação à ordem, primeiro é o noivo quem coloca a aliança no dedo da noiva e depois a noiva no dedo do noivo.

Em casamentos cristãos é comum incluirmos a entrada da Bíblia antes da entrada dos pais, para lembrar que Deus vem em primeiro lugar. Ela pode ser levada por uma criança, por uma pessoa especial, que seja exemplo para os noivos, ou pelo celebrante.