Quem era melancólico na Bíblia?

Perguntado por: ipaz4 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Ele era leal, abnegado, dava tudo de si e não media esforços para cumprir o que Deus queria que ele fizesse. Em um momento de sua vida, Moisés desejou morrer, pois sentia-se incapaz e sozinho: “Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim.

Características predominantes nome Samuel
A vontade de ser bem-sucedido tornam-no num lutador por vezes, com uma certa dose de agressividade. Cultiva o mistério e a busca pela verdade. Como gosta de ter poder, torna-se muito combativo.

Era otimista, sabia defender o Evangelho com a voracidade de um colérico e mantinha o controle das situações na maioria das vezes.

Através do sacrifício do seu próprio corpo na cruz, ele permitiu que os pecados que levam ao tráfico – ganância, luxúria, ambição – fossem enfrentados no coração dos homens e das mulheres que o seguem.

As pessoas com temperamento melancólico são profundas, sensíveis, nostálgicas e muito detalhistas. Costumam ser aquelas pessoas que preferem ficar caladas no seu canto, com dificuldade para demonstrar os seus sentimentos, desconfiados, mas muito leais e dedicados às pessoas que amam.

Na hora de se vestir
As pessoas que tem o perfil melancólico mais forte costumam gostar de roupas com detalhes. As costuras, bolsos, bordados e botões. Detalhes que não chamem a atenção de primeira.

A melancolia se manifesta como uma apatia generalizada, uma total ausência de ânimo. A inércia e o tédio também são características marcantes de um indivíduo melancólico. Viver na melancolia é como se preencher de um vazio. O melancólico não se revolta, não se agita externamente, não lida com crises e surtos.

Sanguíneo Melancólico é uma pessoa altamente emocional, rindo num momento e chorando copiosamente noutro. Sanguíneo Melancólico tem um grande potencial, mas necessita de se sentir seguro e admirado pelos outros, na realidade isto é o que impulsiona em grande parte as suas realizações.

O Supina é o temperamento mais raro de todos. É um talentoso, tipo do perfeccionista, sacrificado, com uma natureza emocional muito sensível. Ninguém aprecia mais as pessoas que um supina.

O temperamento fleumático é também frio, assim como o melancólico, porém difere-se pela qualidade úmida. Ou seja, a ÁGUA é o símbolo desse temperamento. Isso quer dizer que as impressões na alma do sujeito fleumático provocam uma irritação FRACA e sua reação é igualmente fraca, quando há alguma reação.

A pessoa com temperamento Colérico Melancólico (ColMel) possui a coragem e determinação de um colérico e o idealismo e perfeccionismo de um melancólico. O mais severo e obstinado entre as combinações de temperamento, tem a mente rápida e perspicaz que resultam em uma admirável capacidade de análise.

Inspirado em Hipócrates (considerado o pai da Medicina), o médico e filósofo Galeno de Pérgamo criou a teoria dos quatro temperamentos (ou humores), mostrando que o equilíbrio ou desequilíbrio entre eles determina a nossa personalidade e a nossa propensão a certas doenças.

Melancólico Sanguíneo é emotivo
Tem a tendência para a rigidez e dificuldade em cooperar, gosta que as coisas sejam feitas à sua maneira. Normalmente é uma pessoa insegura, temerosa e com baixa auto-estima, o que limita o seu potencial. Faça o teste de temperamento para saber qual o seu tipo de temperamento.

No meio dos seus irmãos, José não age como o Zafenate-Panéia – salvador do mundo, mas age como o José de Deus, o menino lá de Canaã que foi rejeitado pelos irmãos e agora os aceita porque ele é de Deus e, por isso, tem o perdão na mente e no coração. O perdão de José traz salvação, redenção para a sua família.

E José apressou-se em sair, porquanto suas entranhas se comoveram tremendamente por seu amado irmão, e não podia conter as lágrimas que afluíam aos seus olhos: entrou em seu quarto e ali chorou copiosamente. Então, ele se lançou ao pescoço de seu irmão Benjamim e chorou. Benjamim também o abraçou forte e chorou muito.

Quando José se tornou governador do Egito, segundo no reino, abaixo apenas de Faraó, ganhou a mão da jovem Azenate como sua esposa. Tiveram dois filhos, Manassés e Efraim.

Há dois tipos de melancólicos: o artístico e o científico. Ambos são organizados, disciplinados, detalhistas, pragmáticos e perfeccionistas. São pacientes, profundos e pensativos. O tipo artístico é sensível, mas não demonstra grande entusiasmo ou emoção, embora seja romântico e delicado.

Melancólico é amigo fiel
Mais do que qualquer outro tipo de temperamento, o melancólico tem um forte desejo de ser amado e deseja relacionar-se, mas acha difícil expressar os seus sentimentos. É desconfiado quando pessoas ou experiências o desapontaram e encara com suspeita quando lhe dedicam muita atenção.

1. Que tem, revela ou infunde melancolia. 2. Triste.