Quem era o líder dos amoritas?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Sunuabum, líder dos Amoritas, resolve invadir a cidade.

Desde que chegaram na Babilônia, os amonitas conquistaram diversas regiões do Golfo Pérsico até o norte da Assíria (atual Jordânia e Palestina). Sob o comando do rei Hamurabi (1728-1686 a.C.) eles dominaram grande parte da região e fundaram o "Primeiro Império Babilônico".

Dentre os invasores responsáveis pela queda da hegemonia acádia e suméria, destacam-se os amoritas. O povo amorita habitava a cidade da Babilônia, também conhecida como Babel. A cidade se situava no centro da Baixa Mesopotâmia, ao Norte do Golfo Pérsico e às margens do rio Eufrates.

Milcom

Milcom era um deus dos amonitas. Provavelmente, era um dos deuses do reino dos mortos, e representava um papel no culto aos mortos (veneração dos mortos).

Isso daria margem para a invasão dos cassitas - povo indo-europeu que habitava no leste do rio Tigre - à Baixa Mesopotâmia, acabando com o domínio dos amoritas.

- Possuíam uma religião politeísta (acreditavam na existência de vários deuses). Um dos principais deuses dos amoritas foi Marduque (deus protetor da cidade da Babilônia).

Os amoritas eram povos semitas
Apesar de tomar a cidade dos antigos povos sumérios e acadianos, que desenvolveram suas próprias culturas, os amoritas adotaram a mesma escrita, arte, literatura e sistema de educação. Só mantiveram seu idioma de origem semita.

O estabelecimento amorita na Babilônia levou à formação do Primeiro Império Babilônico. Os amoritas sofreram forte influência dos sumérios e tiveram como rei mais importante Hamurábi, responsável pelo desenvolvimento de um código agrupando antigas leis mesopotâmicas que ficou conhecido Código de Hamurábi.

Fim do império
Após a morte de Hamurábi, o Império entrou em decadência devido às diversas conspirações contra seus sucessores, revoltas das cidades dominadas e dos camponeses empobrecidos pelos altos impostos cobrados, sobrecarga de trabalhos obrigatórios, refúgio dos últimos sumérios, e emancipação de Assíria.

Os amoritas que, por volta de 2500 a.C. chegaram na região, a partir de 1900 a.C., se estabeleceram como governantes supremos de grande parte da Mesopotâmia.

Hamurabi

O poder político ficava nas mãos dos reis, que após a morte eram idolatrados como deuses. Os babilônios invadiram as áreas habitadas pelos acádios e, com o passar do tempo, acabaram controlando outras cidades da Mesopotâmia. A gestão unificadora do rei Hamurabi favoreceu o nascimento do grande império babilônico.

Promovendo a dominação dos acadianos, os amoritas realizaram um processo de expansão territorial que alcançou várias cidades da Mesopotâmia. Em meados do século XVIII a.C., o rei Hamurábi consolidou o Primeiro Império Babilônico.

A economia baseada nos templos e palácios era fundamental, já que nos mesmos era praticado o comércio e eles possuíam vastas extensões de terra, que eram entregues à exploração de arrendatários em troca de uma parte da produção, e dispunham de oficinas artesanais bem aparelhadas com artesãos que trabalhavam ligados aos ...

A alimentação era muito simples: pão de cevada, um punhado de tâmaras e um pouco de cerveja leve.

Os amonitas eram descendentes de Ben-Ami, filho de com sua filha mais nova (Gênesis 19:38). Este certo parentesco com os israelistas se devia ao fato de Ló ser sobrinho de Abraão, patriarca do povo de Israel.

Os amonitas insultam os mensageiros de Davi e planejam guerra contra Israel — Davi derrota os amonitas e os sírios.

Contudo, os amonitas foram derrotados quando Davi enviou exércitos contra eles sob a liderança de Joabe e Abisai.

sumérios

Mas uma pergunta paira no ar: qual é a civilização mais antiga da história? Há 30 anos, essa questão teria uma resposta fácil: os sumérios. Por volta de 4 mil a.C., a primeira fase da cultura suméria surgiu como a civilização mais antiga na região da Mesopotâmia, no atual Iraque.

Quem foi Hamurabi? Sexto rei sumério, nascido em cerca de 1810 a.C em Babel da primeira dinastia babilônica dos Amoritas e o fundador do primeiro Império Babilônico, unificando o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor.