Como eram chamados os amoritas?

Perguntado por: dsouza . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Os amoritas, amorritas ou amorreus, (também chamados de antigos babilônios), povos semitas vindos do deserto sírio-árabe, haviam se estabelecido na cidade da Babilônia, Page 2 que, com o tempo, converteu-se em importante centro comercial, devido a sua localização privilegiada.

Para o povo amorita o rei era um deus, sua origem era indiscutivelmente divina e seu poder era total. Nas mãos do rei estavam todas as cidades-estado, as taxações, o serviço militar era obrigatório e nada se resolvia fora do poder real.

Originários dos povos amoritas que habitavam a região sul do deserto árabe, os babilônios foram uma das civilizações que ocuparam a região mesopotâmica. Promovendo a dominação dos acadianos, os amoritas realizaram um processo de expansão territorial que alcançou várias cidades da Mesopotâmia.

O Zigurate é uma forma de templo, criado pelos sumérios, e comuns para babilônios e assírios. Era uma estrutura maciça em forma de pirâmide com vários andares sobrepostos, com um templo no topo.

Os acádios ou acadianos eram povos de origem semita que venceram os sumérios e adquiriram o controle da região da Mesopotâmia em 2334 a.C. Culturalmente, usaram muito do que tinha sido inventado pelos sumérios. Desenvolveram um império, que durou 200 anos.

Sunuabum, líder dos Amoritas, resolve invadir a cidade.

Dessa vez, os amoritas, povo oriundo da região sul do deserto árabe, fundaram uma nova civilização que tinha a Babilônia como sua cidade principal.

Um estudo genético realizado por cientistas de todo o mundo revelou qual é a civilização mais antiga sobre a face da Terra. O levantamento apontou que os aborígenes australianos, com ancestrais que podem ser rastreados até 50 mil anos atrás, formam o povo que vive há mais tempo no nosso planeta.

- Possuíam uma religião politeísta (acreditavam na existência de vários deuses). Um dos principais deuses dos amoritas foi Marduque (deus protetor da cidade da Babilônia).

Fim do império
Após a morte de Hamurábi, o Império entrou em decadência devido às diversas conspirações contra seus sucessores, revoltas das cidades dominadas e dos camponeses empobrecidos pelos altos impostos cobrados, sobrecarga de trabalhos obrigatórios, refúgio dos últimos sumérios, e emancipação de Assíria.

Determinava penas para as infrações, baseadas na lei de talião (olho por olho, dente por dente). Sob o comando de Hamurábi os babilônios conquistaram toda a Mesopotâmia e criaram um Estado unificado.

Os caldeus são povos da antiguidade, de origem árabe, que ocupavam regiões ao sul da Mesopotâmia, chamadas Caldeia, atualmente, são áreas atualmente localizadas a Síria, Iraque e Turquia. Juntamente com os medos (povos tribais de origem ariana), derrotaram os Assírios, povos que habitavam a região.

Babilônia foi o nome da capital da Suméria, na antiga Mesopotâmia, que atualmente é o Iraque.

Os assírios foram um povo mesopotâmico que formou o maior império na região a partir da organização e violência de seus exércitos profissionalizados. Os assírios foram um dos povos que habitaram a Mesopotâmia e, assim como os acádios e os caldeus, conseguiram construir um grande império centralizado na região.

Os povos que habitaram a região foram os babilônicos, assírios, sumérios e acádios. Os persas derrotaram os acádios em 539 a.C., encerrando o apogeu dos povos mesopotâmicos.

O zigurate mais famoso de todos, o do deus Marduk, na Babilônia, deu origem à história da Torre de Babel. Era denominado Etemenanki, que significa "o templo da fundação do céu e da terra".