Quem era o reino do Norte e o reino do Sul?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

O Que Era o Reino Dividido em Reino do Norte e Reino do Sul? O reino dividido na Bíblia refere-se ao período em que a nação israelita foi dividida em dois reinos: o Reino do Norte e o Reino do Sul. A partir dessa divisão, o Reino do Norte é referido na Bíblia como Israel, enquanto o Reino do Sul, como Judá.

Após a morte de Salomão (930 AC), uma insurreição aberta levou ao rompimento das dez tribos do norte e à divisão do país num reino do norte, Israel, e um reino do sul, Judá - este último no território das tribos de Judá e Benjamin.

Algumas vezes, o reino do Nor- te é também chamado de Efraim, sua tribo mais influente. Por outro lado, o reino do Sul, formado pelas tribos de Judá e Benjamim, passou a ser chamado simplesmente Judá, cuja capital era Jerusalém.

Mas a recusa de Judá e a solicitação da intervenção do poder da Assíria pôs fim à coalizão, deu início ao processo de desintegração do Reino do Norte através de deportações e levou à sua anexação definitiva como província assíria em 722/721.

Davi foi um rei escolhido por Deus e não pelos homens, enquanto Saul foi pedido pelos homens, fora da prioridade de Deus. Davi era pastor de ovelhas e, mesmo para defender seu rebanho, colocava sua dependência no Senhor.

Por sua vez, o reino de sul (Judá) terminou em 587, quando Jerusalém foi saqueada, o templo e o palácio real foram destruídos pelos babilônios, grande parte da população foi deportada para a Babilônia.

Em 935 a. C., os interesses políticos se intensificaram entre os hebreus depois da morte do rei Salomão. Com isso, a unidade tribal se perde e forma-se dois reinos – o reino de Judá e o reino de Israel. Essa divisão ficou entre os dois filhos de Salomão - Roboão e Jeroboão.

II Reis 17: O Reino do Norte (as Dez Tribos) É Levado Cativo.

A região se encontra na extremidade de um planalto, em uma área montanhosa no sul do país de Israel, conhecida também como região Judeia. É um lugar cercado por vales, o que constrói um cenário único para as pessoas que vivem na cidade e visitam a região.

O reino do Norte, liderado por Jeroboão, teve como capital Samaria. Ele tinha melhor organização política, embora seus habitantes praticassem constantemente a idolatria a falsos deuses. Ao todo, 19 reis subiram ao trono, e seu tempo de duração foi de, aproximadamente, 200 anos.

Manaem governa entre 743 e 738 a.C., é sucedido por Faceias, que fica uma ano no poder e é sucedido por Faceia, que governa de 737 a.C. a 732 a.C., sendo o último rei de um Reino do Norte relativamente independente.

Sedecias, ou Zedequias
O último rei de Judá independente, Sedecias (598–586 a.C.) não muda a forma de fazer política de Judá. Ora se submete a Nabucodonosor, ora ao Faraó Psamético II, sucessor de Necao.

De acordo com a árvore genealógica descrita na bíblia, José, marido de Maria e pai terrestre de Jesus Cristo, é descendente direto da tribo de Judá. Assim sendo, Jesus também pode ser considerado descendente da família de Judá e do rei Davi.

As tribos que tinham o território no reino do norte, come você pode ver comparando as duas imagens aqui presentes, são: Efraim, Dã, Manassés, Isaacar, Zabulon, Neftali, Aser, Gad e Ruben. Aquelas do Reino do Sul, de Judá são: Benjamim, Juda e Simeão.

  • Jerusalém
  • Hebrom

Cerca de um século e meio depois da queda do Reino do Norte, o Reino do Sul caiu diante do Império Babilônico. Em 586 a.C. o rei Nabucodonosor invadiu Jerusalém e levou sua população ao exílio.

Israel decidiu conceder vistos a cerca de 50 membros da tribo Bnei Menashe, que diz ser uma das dez tribos israelenses que teriam se perdido há mais de dois mil anos.