Quem eram os povos monoteístas?

Perguntado por: usantos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Os monoteístas no mundo contemporâneo: judeus, cristãos e muçulmanos.

A primeira religião monoteísta foi o Judaísmo, depois apareceram o Cristianismo e o Islamismo. Abraão é considerado o fundador do Judaísmo.

O politeísmo é um sistema religioso que pode ser encontrado em muitas culturas antigas, incluindo as sociedades grega, romana, egípcia e hindu. Nessas culturas, as divindades eram frequentemente associadas a aspectos específicos da vida, como a guerra, a fertilidade, a sabedoria e assim por diante.

O artigo descreve a Cidade Santa de Jerusalém, na perspectiva de fé para as três grandes religiões monoteístas do mundo: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo.

A palavra monoteísta é a junção de mónos, que em grego antigo significa único, e theos, deus. Por isso, a característica principal do monoteísmo é acreditar em apenas um Deus supremo. Em todas essas crenças, a entidade é onipotente, onipresente e onisciente.

Religião dos brasileiros

  • Católica: 50%
  • Evangélica: 31%
  • Não tem religião: 10%
  • Espírita: 3%
  • Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
  • Outra: 2%
  • Ateu: 1%
  • Judaica: 0,3%

Igreja Católica

No entanto, no Brasil, as manifestações religiosas, sofreram modificações em sua base devido às influências culturais a que foram confrontadas, especificamente a Igreja Católica, que foi a primeira religião que chegou às terras brasileiras.

Ao aceitar uma proposta de aliança com Deus, Abraão mudou a História. Deixou o culto politeísta da sua tribo e intuiu, "inventou" o Deus único.

Javé

Neste processo de formação de identidade, um mito é fundamental pois é o pilar deste novo povo: Javé – o Deus Único.

Também conhecidos como judeus e israelitas, esses povos são seguidores do Monoteísmo, pois acreditam em um único Deus.

Outros historiadores acreditam que a primeira religião Monoteísta foi o Zoroastrismo. Fundada pelo profeta Zoroastro, essa corrente surgiu na Pérsia durante o século VI a.C.

A crença em diversos deuses é uma das principais características do politeísmo. As divindades possuem os mesmos sentimentos humanos, sendo que muitos deles estão ligados à natureza. Os adeptos das vertentes politeístas não seguem orientações de livros sagrados, nem acreditam na existência da verdade absoluta.

A religião romana tinha como principal característica o politeísmo, a crença em diversos deuses. Esses deuses tinham formas e caráter de homens e mulheres. Essas características eram semelhantes às religiões de outros povos da Antiguidade.

Não se pode afirmar que Abraão foi o primeiro monoteísta. A religião patriarcal era a do clã, na qual havia o Deus patrono, o mais cultuado, mas não havia necessariamente a exclusão dos demais deuses do panteão.

A diversidade populacional de Israel é percebida na língua, sendo os idiomas oficiais o hebraico e o árabe, e também na religião, por meio do predomínio do judaísmo, mas também da presença de praticantes do islamismo e do cristianismo. A população israelense desfruta de um elevado nível de vida.

Maiores religiões do mundo: conheça as crenças que mais movimentam fiéis

  • Cristianismo.
  • Islamismo.
  • Hinduísmo.
  • Ateísmo/ Agnóstico.
  • Budismo.
  • Espiritismo.
  • Judaísmo.

Monoteísmo é a crença em apenas um único deus. As três maiores religiões monoteístas do mundo são o judaísmo, cristianismo e o islamismo.

apresentam algumas características comuns, dentre as quais as mais importantes são a aceitação de Jesus como um “homem simples” (nudus homo); a observância da Lei judaica e a rejeição aos ensinamentos de Paulo.

A crença em diversos deuses é uma das principais características do politeísmo. As divindades possuem os mesmos sentimentos humanos, sendo que muitos deles estão ligados à natureza.

Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha. Todas as demais religiões não reuniriam mais do que 3 por cento da população.