Quem fala mal de você pelas costas?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Pode não parecer, mas muitas pessoas falam mal das outras pelas costas porque se sentem intimidadas pelo alvo da fofoca. Talvez o fofoqueiro sinta inveja da sua aparência, dos seus talentos ou da sua popularidade, usando palavras maldosas como uma forma de magoá-lo. Identifique a baixa autoestima.

Lide com os fofoqueiros lembrando que essas palavras maldosas refletem apenas a personalidade deles, e não a sua. Você não tem controle sobre o que os outros falam pelas suas costas, mas pode escolher como reagir. Encare o boato como algo que o fofoqueiro precisava fazer por si mesmo.

Se a pessoa que só fala de si mesmo é um amigo, você tem algumas alternativas. A primeira é tentar puxar assunto sobre outras coisas – isso na maioria das vezes não funciona. A segunda é dar um toque, com muita delicadeza, nele ou nela. Isso pode ofender a pessoa, mas é um risco que se corre.

Em português, quando queremos dizer que alguém fez algo desagradável fora de nossa presença ou sem que fiquemos sabendo, dizemos que essa pessoa “fez algo pelas nossas costas”. Pode ser falar mal de alguém, contar uma mentira sobre alguém, ou ainda fazer algo sem o consentimento de alguém.

Atente-se para os comentários sarcásticos.
Preste atenção em como a pessoa suspeita se comporta cara a cara. Quem fala pelas costas, geralmente, fica irritado ou desconcertado quando está de frente para a vítima. Eles podem acabar expressando esses sentimentos por meio de alfinetadas e elogios sarcásticos.

Quem fala de mim na minha ausência é porque respeita a minha presença.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

Esse hábito, que incomoda quem está ouvindo e até mesmo o próprio tagarela pode ter várias explicações, entre elas a própria personalidade da pessoa, um hábito familiar, carência ou até mesmo ser parte de um distúrbio de ansiedade ou uma mania.

Uma pessoa que vira as costas pode causar muitos danos a outras pessoas. Na verdade, pode ser muito doloroso quando eles nos machucam sem nem se desculpar. É algo que leva a pessoa a sentir um enorme desamparo. Nas devidas proporções, pode ser considerado um golpe emocional.

Afastar um fofoqueiro específico
Pegue uma espada-de-são-jorge e faça nela três cortes. Depois, diga a seguinte frase: "Corta mironga, corta formigueira; leva para longe de minha vida essa pessoa fofoqueira". Repita essa frase três vezes e, ao final, pronuncie o nome da pessoa que está fofocando sobre a sua vida.

Não existe um fator, apenas, que leva as pessoas a fofocar, mas a maioria das fofocas surgem por curiosidade, inveja, insegurança, medo, imaturidade e vingança. Se perguntarmos para alguém o que a pessoa acha sobre fofoca, certamente ouviremos uma série de reclamações sobre tal comportamento.

A fofoca é relacionada a falar mal. “Se o comentário é positivo, baseado em admiração ou inspiração, é só um comentário. Ou se é apenas uma opinião sem julgamentos, ressaltando uma forma de pensar, também não é condenável”, opina Gabriela.

Conte a eles os fatos da situação. Se o rumor não for verdadeiro, eles com certeza vão combater sua disseminação contradizendo a informação sempre que a ouvirem de alguém. Se o boato for verdadeiro, eles ainda podem ajudar a conter a sua propagação defendendo o seu lado e reprimindo as pessoas que o espalham.

Sugiro que responda apenas com a intenção de se posicionar. Acredito que devemos elevar a conversa e liderar pelo exemplo. Portanto, independentemente se você escolher ignorar ou responder assertivamente, só de não responder com mais grosserias, você estará elevando a conversa e liderando pelo exemplo.

“Costas” vem do latim costa, que significa “flanco.” Falamos “costas” porque nos referimos aos dois flancos, os lados das costas. Convencionou-se falar “lado direito das costas”, em vez de “costa direita”, para diferenciar outros sentidos da palavra.

As pessoas egocêntricas têm a necessidade de controlar os outros a todo momento para que eles se encaixem nas narrativas idealizadas em suas cabeças. Elas tentam fazer com que os outros ajam de acordo com suas ideias e expressem a sua admiração incondicional a elas.

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

5 Dicas Para Parar de Falar Mal dos Outros e Se Concentrar na Sua Própria Vida

  1. 1 – Identifique o Motivo Pelo Qual uma Pessoa Te Incomoda. ...
  2. 2 – Coloque-se no Lugar do Outro. ...
  3. 3 – Reflita Sobre as Consequências de Falar Mal dos Outros. ...
  4. 4 – Saiba Diferenciar Comentários de Fofoca. ...
  5. 5 – Fale Diretamente Com a Pessoa.