Quem faz hemodiálise emagrece muito?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Como o tratamento de hemodiálise pode causar, ao longo do tempo, desnutrição e emagrecimento, é importante que esses pacientes tenham uma dieta mais controlada. “O paciente que faz hemodiálise tem um risco aumentado de desnutrição.

Quanto aos efeitos colaterais, no geral, os pacientes são sentem nada, mas pode ocorrer queda da pressão arterial, câimbras ou dor de cabeça. Em todos os casos, os pacientes são acompanhados por um médico e uma equipe de enfermagem durante o procedimento.

A sobrevida média, segundo a literatura, é de 10 anos, mas sabemos que isso depende de muitos fatores, como serviço, atendimento, horas de diálise, etc.

A hemodiálise é um tratamento bastante seguro, não apresentando riscos ao paciente na maioria dos casos. “Os principais riscos são decorrentes da própria doença renal”, explica o especialista Roberto Galvão.

Paulinha teve que fazer diálise para filtrar o sangue e eliminar toxinas do organismo. Segundo nota do hospital, ela morreu "em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico".

É importante evitar o consumo de: queijos, embutidos, miúdos (fígado, coração, dobradinha), chocolates, cervejas e gema de ovo. A insuficiência renal crônica pode fazer com que os níveis de fósforo do organismo fiquem alterados, levando ao seu acúmulo no corpo.

Cansaço e fraqueza
O doente renal crônico pode se sentir cansado e fraco, por isso é difícil para ele conseguir subir um andar de escadas, ou fazer uma caminhada pelo quarteirão.

Os benefícios previdenciários aos quais os portadores de doença renal crônica têm direito são aposentadoria e auxílio-doença. Para ter direito aos benefícios da Previdência Social, é necessário ser beneficiário dela na condição de segurado ou dependente.

Direito ao tratamento gratuito
Os portadores de Doença Renal Crônica têm direito à assistência integral oferecida pelo poder público, ou seja, gratuita. E isso inclui tanto o tratamento da doença, com sessões de hemodiálise, quanto o tratamento de outras doenças concomitantes.

Controlar a ingestão de líquidos
Controlar a ingestão de líquidos, como água, chás, sopas, sucos e café, durante o tratamento de hemodiálise é importante, porque o excesso dessas bebidas pode provocar inchaço, contribuindo para o ganho de peso, falta de ar e pressão alta.

A hemodiálise é indicada pelo médico como uma das alternativas de tratamento para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave. Ela serve para ajudar na filtragem do sangue, função que é normalmente desempenhada pelos rins, que quando comprometidos não conseguem realizá-la.

Dá para dizer que homens com creatinina acima de 1,6 mg/dl e mulheres com valores acima de 1,3 mg/dl geralmente têm função renal reduzida, independentemente da idade — logo, são níveis que indicam a presença da doença.

A maioria demonstrou que exercícios físicos realizados durante a hemodiálise promovem efeitos benéficos na melhora da capacidade aeróbica, força muscular e no controle dos fatores de risco cardiovasculares, auxiliando a remoção dos solutos durante a hemodiálise.

São varios motivos para hipotensão ( queda de pressão) intradialítica, entre eles: Peso seco inadequado, falta de ajuste de terapia anti-hipertensiva, alteração do sódio e do cálcio dos banhos de diálise e temperatura excessivamente alta do dialisato.

Em geral, a quantidade situa-se entre 2 a 3 copos de 200 ml cada, somados ao volume de urina eliminado pelo paciente em um dia. Ou seja, se o paciente com insuficiência renal faz 700ml de urina num dia, ele pode beber essa quantidade de água mais 600ml, no máximo.

Para evitar complicações, as pessoas com alguma insuficiência renal devem evitar alimentos ricos em potássio, como as frutas cítricas. “Laranja, limão, abacaxi, tangerina e até a rúcula têm alto teor de potássio", diz o nefrologista Michel Assbú.

Portanto, o ideal é evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Ainda assim, se for beber, alternar a ingestão de cerveja com a ingestão de água é uma boa dica para evitar a desidratação.