Quem foi exilado do Brasil?

Perguntado por: rhipolito . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A

  • Abdias do Nascimento.
  • Alfredo Sirkis.
  • Ana Montenegro.
  • Anita Leocádia Prestes.
  • Apolônio de Carvalho.
  • Armênio Guedes.
  • Augusto Boal.

434 pessoas

O relatório final da Comissão Nacional da Verdade afirmou que, durante a ditadura, 434 pessoas morreram ou desapareceram. Um deles foi Honestino Monteiro Guimarães, presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), em 1971.

Inicialmente os exilados eram tidos como um grupo de intelectuais e políticos que realizaram deslocamentos forçados (pelo governo ou pela necessidade de sobrevivência) por causa de imperativos de caráter predominantemente políticos, enquanto a motivação para os processos migratórios eram fatores sócios econômicos ou ...

Reflete-se sobre o cativeiro do povo judeu na Babilônia, que teria durado cerca de setenta anos, segundo a Bíblia, tendo por recorte temático a escravidão, dotada de significado diverso na Antiguidade.

Quando estiveram sob o domínio babilônico, os hebreus sofreram uma deportação forçada de sua terra natal para os domínios da cidade da Babilônia e lá se tornaram escravos.

Caetano e Gil foram presos em 27 de dezembro de 1968, em São Paulo, onde moravam. Foram levados de carro por policiais até o Rio de Janeiro. Lá, passaram por interrogatórios obscuros, tiveram o cabelo cortado e até ficaram em solitária, antes de ir para a Bahia.

Confinado ao espaço mínimo que o aprisionava, terá chorado perante a visão de um planeta livre, vagueando pelo espaço. Anos mais tarde, recuperando essa lembrança, Caetano escreveu a música e a letra de uma das suas mais bonitas canções de sempre.

Durante a ditadura, foi disseminada a tortura contra presos e perseguidos políticos. A violência ocorria sob qualquer pretexto, envolvia todo tipo de instrumentos e era praticada por policiais, civis e militares, e integrantes dos mais distintos escalões das Forças Armadas.

Há relatos de tortura com marteladas e choques elétricos, inclusive a mulheres grávidas, e em seus órgãos genitais. Alguns dos ministros aceitam quando as acusações são contra o Dops (Departamento de Ordem Política e Social), órgão do governo brasileiro da época.

Neste cenário, lançaram-se à luta armada dezenas de organizações, das quais destacaram-se a Ação Libertadora Nacional (ALN), o Comando de Libertação Nacional (COLINA), o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e a Vanguarda Armada ...

Os curdos formam a maior nação no exílio do mundo os números são imprecisos, mas estima-se em 26 milhões de habitantes o total de cor dos vivendo na mesma região a aproximadamente 5 mil anos, e com forte tradição tribal, trata-se de um povo do tronco étnolinguístico persa, igualmente derivado do tronco indo europeu .

Os textos proféticos do Antigo Testamento do período pós-exílio babilónico são por vezes chamados de “profetas pós-exílicos”. Normalmente, esse termo refere: Deutero-Isaías, Trito-Isaías, Joel, Obadias, Ageu, Zacarias e ...

O Reino de Israel foi destruído pelos Assírios (722 AC) e o seu povo foi levado ao exílio e ao esquecimento. Mais de cem anos depois, a Babilónia conquistou o Reino de Judá, exilando a maioria dos seus habitantes e destruindo Jerusalém e o Templo (586 AC).

Quando o Senhor livrou os israelitas do Egito, Ele disse que os conduziria à terra de Canaã, que era a terra que tinha sido prometida a Abraão, Isaque e Jacó e sua posteridade para sempre.

Jeremias

Jeremias 26 relata que Jeremias profetizou que o povo precisaria arrepender-se ou seria levado cativo. Devido a sua mensagem, que ainda dava alguma esperança de livramento por meio do arrependimento, os líderes de Judá quiseram que Jeremias fosse morto.

Cercado durante alguns meses, Nabucodonosor II resolveu apoderar-se de Jerusalém pela terceira vez, dando origem à terceira e última deportação de judeus para a Babilónia (586).