Quem foi o chefe da Gestapo?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

A força foi criada por Hermann Göring em 1933, combinando as várias agências de polícia de segurança da Prússia em uma organização. Em 20 de abril de 1934, a supervisão da Gestapo passou para o chefe da Schutzstaffel (SS), Heinrich Himmler, que também foi nomeado Chefe da Polícia Alemã por Adolf Hitler em 1936.

A Gestapo teve fim quando os alemães foram derrotados na Segunda Guerra Mundial, em 1945. À medida que a situação alemã se agravou na guerra, o número de membros da Gestapo foi diminuindo.

A Gestapo foi a polícia política do Estado Nazista. O nome Gestapo é uma abreviação de seu nome oficial em alemão, "Geheime Staatspolizei". A tradução direta em português seria "polícia secreta estatal". A Gestapo não foi a primeira polícia política da história alemã.

Nos Julgamentos de Nuremberg no pós-guerra, a Waffen-SS foi considerado uma organização criminosa devido à sua conexão com o Partido Nazista e ao envolvimento direto em inúmeros crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

A Gestapo foi a polícia secreta que existiu na Alemanha nazista, sendo criada pela iniciativa de Hermann Göring e Rudolf Diels. Era função da polícia secreta investigar todos os opositores do regime nazista. A Gestapo foi utilizada para perseguir socialistas, comunistas, judeus e grupos antifascistas.

Esses soldados juravam lealdade total ao Terceiro Reich, sendo que o lema oficial da SS era: “Mein Ehre heißt Treue”, que significa “minha honra é a lealdade”.

Os soldados das SS capturados que faziam parte do Kampfgruppe Peiper foram julgados durante o Julgamento do Massacre de Malmedy após a guerra por esse massacre e vários outros na área. Muitos dos autores foram condenados a forca, mas as sentenças foram comutadas.

A instabilidade política e econômica, somada à insatisfação dos eleitores com a situação econômica e nacional, beneficiou o Partido Nazista. No dia 30 de janeiro de 1933, como resultado do massivo apoio popular aos nazistas, o presidente alemão Paul von Hindenburg nomeou Hitler como chanceler.

Berlim

A sede da Gestapo em Berlim, inclusive, era conhecida pela população como centro de tortura.

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.

Sturmabteilung abreviado para SA (em alemão, "Destacamento Tempestade") usualmente traduzida como "Tropas de Assalto" ou "Secções de Assalto", foi a milícia paramilitar durante o período em que o Nazismo exercia o poder na Alemanha.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os guetos eram regiões urbanas, em geral cercadas, onde os alemães concentravam a população judaica local, muitas vezes de outras regiões, e a forçava a viver sob condições miseráveis.

Elas constituíram a estrutura legal para a perseguição sistemática dos judeus na Alemanha. Adolf Hitler promulgou as Leis de Nuremberg em 15 de setembro de 1935. O parlamento alemão (o Reichstag), então composto inteiramente por representantes nazistas, aprovou as mencionadas legislações.

Os guetos eram bairros (normalmente fechados) de uma cidade onde os alemães concentravam a população judaica e a obrigavam a viver em condições miseráveis.