Quem foi o criador da dança contemporânea?

Perguntado por: lsoares . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

No Brasil, a dança contemporânea teve início com o casal Klauss e Angel Vianna, como um desdobramento de suas pesquisas em dança moderna na década de 40.

A dança contemporânea surgiu na década de 1960, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica.

Quem foi o criador da dança? O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.

As suas principais características são:
– Importância da transmissão do conceito, ideia e sentimento que a coreografia propõe; – Valorização da criação coreográfica individual; – Valorização das improvisações; – Mistura de outros elementos artísticos à dança (vídeo, fotografia, artes visuais e digitais, etc).

O que é a dança contemporânea:
Dança contemporânea é um tipo de dança que não se limita a um conjunto de técnicas específicas, abrangendo assim uma variedade de gêneros, ritmos, formas e performances. Ela está em constante transformação.

O ponto mais importante para os bailarinos do estilo contemporâneo é transmitir suas ideias, conceitos e sentimentos por meio dos mais variados movimentos do corpo. Nesta dança, a improvisação e desconstrução dos passos é ainda mais forte.

benefícios da dança contemporânea
Força muscular e flexibilidade. Capacidade de improvisação. Desenvolve a musicalidade. Coordenação motora.

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

Competências e habilidades: desenvolvimento da atenção, raciocínio, composição corporal, criatividade e coordenação motora global.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

Rudolf Laban (Bratislava, 1879 - Reino Unido, 1958) foi um pesquisador e artista europeu atuante na primeira metade do século XX, que produziu um montante teórico-prático, inves- tigando a expressividade humana que acontece por intermédio do movimento.

samba

O samba é a primeira coisa que vem à mente quando o assunto é dança brasileira. Existem muitos significados diferentes no samba que o tornam significativo para o Brasil e sua cultura.

A dança se manifesta de diversas formas em nossa sociedade com objetivos distintos e características diversas. A dança estabelece limites usando movimentos, estruturando a personalidade e a socialização, pois leva o indivíduo a vivenciar e refletir sobre o meio em que vive e sua relação com o meio e a sociedade.

O corpo na dança contemporânea
Como a dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, emerge uma nova noção de corporalidade. Busca um sentido mais experimental, menos estratificado. “Na dança contemporânea não existe um corpo ideal, como na dança clássica.

Dança Contemporânea (sécs.
Denomina-se dança contemporânea toda aquela criada a partida da década de 60, do século XX.

A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias coreografias a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, improvisação de contato, método Laban, técnica de release, Body Mind Centering (BMC), Alwin ...