Quem foi que eliminou o Brasil na Copa de 2006?

Perguntado por: vresende . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Croácia

A Croácia eliminou o Brasil da Copa do Mundo disputada no Qatar após buscar um empate na prorrogação e vencer a decisão de pênaltis por 4 a 2. Aos 37 anos, o meio-campista Luka Modric foi um dos destaques da partida.

A seleção brasileira tinha um timaço e era favorita para ganhar aquele mundial, mas o jogo decisivo foi atípico, e acabou com um atropelo da França, que conquistou, em casa, sua primeira Copa do Mundo. As primeiras lembranças daquele dia, 12 de julho de 1998, são da convulsão de Ronaldo.

relembra quem eliminou o Brasil na Copa de 2018. No último Mundial, a Seleção foi eliminada justamente nas quartas de final pela Bélgica. Com gols de Fernandinho, contra, e Kevin de Bruyne, o país europeu venceu por 2 a 1 e avançou de fase.

O maior carrasco do Brasil em Copa do Mundo, sem dúvidas, é a França. O país europeu é o único a eliminar a Seleção em mais de uma edição do Mundial. Foram três, no total: 1986, 1998 e 2006. Vale destacar que a primeira eliminação foi na disputa de pênaltis após empate no tempo regulamentar.

O Brasil é o maior campeão, com cinco conquistas. Itália e Alemanha têm quatro títulos cada.

Suécia é o adversário que o Brasil mais enfrentou em Copa do Mundo.

São quatro decisões ao todo, com duas vitórias do Brasil, uma da Argentina e um empate. O Brasil venceu a final da Copa América e da Copa das Confederações, empatou na final da Copa América e foi campeão nos pênaltis em 2004, enquanto perdeu a última decisão pela mesma Copa América em 2021.

Os franceses não concordavam com a divisão da América entre espanhóis e portugueses, segundo os termos do Tratado de Tordesilhas. Realizaram saques em embarcações que vinham para o Brasil e invadiram o território para extrair pau-brasil.

Sob a liderança de Jerônimo de Albuquerque, conseguiram expulsar definitivamente os franceses, tanto do Maranhão quanto do Brasil, em 1615.

Aqui na França, eles apreciam a alegria do brasileiro, as paisagens naturais do imenso pais, a cultura popular, a música, a espontaneidade e nossa língua que segundo eles “é musical para os ouvidos”. No Brasil apreciamos a elegância, a culinária, a historia revolucionaria, o idioma e o lado “chic” do pais.

"Maldição" das seleções que eliminam o Brasil
O fato aconteceu em 2002 com a França, que venceu o Brasil na final em 1998. Os franceses também foram vitimas da "zica" brasileira em 2010, após vencerem a seleção em 2006. Em 2014, a Alemanha goleou o Brasil por 7 a 1 e foi eliminada na fase de grupos em 2018.

Na Copa de 2014, o Brasil até passou pelas quartas de final, derrotando a Colômbia por 2 a 1, mas na semifinal aconteceu o fatídico 7 a 1 contra Alemanha (e, na disputa pelo 3º lugar, perdeu de novo para europeus: 3 a 0 para a Holanda).

Em 2014, o maior vexame de todos os tempos. Jogando em casa, o Brasil passou novamente nas oitavas de finais pelo Chile, nos pênaltis, e, depois, pela Colômbia nas quartas de final. Contra a Alemanha, nas semifinais, o famoso 7 a 1, dentro do Mineirão, não saiu da cabeça dos brasileiros.

Em partida válida pelas semifinais da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira foi massacrada pela Alemanha ao ser eliminada da competição com uma sonora derrota por 7 a 1.

A Holanda é o time que mais venceu o Brasil na história das Copas: são três vitórias da Laranja Mecânica até aqui: em 1974, em 2010 e em 2014. As duas primeiras marcaram a eliminação do Brasil e a última foi um 3 a 0 categórico em casa.

Existe um motivo plausível para a junção: a partir de 2026, a Copa do Mundo passará a ter 48 seleções. Portanto, é necessária uma estrutura maior para receber equipes e torcedores, além do aumento de demanda dos estádios, partidas e movimentação financeira.

Segundo o site Transfermarkt, especializado em valores de mercado do mundo do futebol, a seleção brasileira é a segunda mais cara que disputa a Copa do Mundo, a primeira é a da Inglaterra. O valor de mercado do time inglês é de € 1,26 bilhão (R$ 6,7 bilhões na cotação atual).

Como não poderia ser diferente, o Brasil é a seleção mundial que mais vezes foi campeã de forma oficial. E a Seleção tem a companhia de ninguém mais, ninguém menos do que a grande arquirrival: a Argentina.

A hostilidade que emergiu com força dois séculos atrás tem motivos anteriores à nossa Independência – e é uma herança da disputa entre Portugal e Espanha pela América do Sul. Uma medição de forças que teve seu grande momento na Guerra da Cisplatina (1825–1828, aí já com o Brasil independente).

Classificação e Jogos
O Brasil está no grupo G da primeira fase da Copa do Mundo 2022. A seleção brasileira é acompanhada por Sérvia, Suíça e Camarões. O primeiro jogo da chave será disputado no dia 24 de novembro, entre Suíça e Camarões.

Continuar lendo Quem eliminou o Lakers?